sexta-feira, 10 de abril de 2009

Celebrações do Tríduo Pascal

Ontem Quinta-feira Santa na nossa Igreja Paroquial, viveu-se a celebração da abertura do Tríduo Pascal "Santa Missa da Ceia do Senhor". Não há palavras para descrever...

Papa Bento XVI, disse ontem:
"(...)"Pedimos ao Senhor que proteja os nossos olhos, para que não vejam e deixem entrar em nós as vaidades, as nulidades e aquilo que é apenas "aparência". Pedimos que, através dos olhos, não entre em nós o mal, falsificando e manchando, assim, o nosso ser. Mas queremos rezar, principalmente, para ter olhos que vejam tudo o que é verdadeiro, esplendoroso e bom; a fim de nos tornarmos capazes de ver a presença de Deus no mundo. Pedimos para vermos o mundo com olhos de amor, com os olhos de Jesus, reconhecendo, assim, os irmãos e irmãs que precisam de nós, que estão à espera da nossa palavra e da nossa ação."
(...)
O Papa deteve-se a comentar o gesto de Cristo, de repartir o pão, depois de tê-lo abençoado, sublinhando que "através da partilha é que se cria a comunhão", e recordando que "o alimento de que o homem mais necessita, no fundo de si mesmo, é a comunhão com o próprio Deus". A Eucaristia, portanto, é a comunhão, a partilha, uma atitude que alude à natureza íntima do gesto: o amor que se tornou corpóreo – disse o Pontífice.

"Peçamos ao Senhor para que possamos compreender, cada vez mais, a grandeza deste mistério, a fim de ele desenvolva sua força transformadora no nosso íntimo, de modo que possamos nos tornar verdadeiramente consanguíneos de Jesus, permeados pela sua paz e, desta maneira, também em comunhão uns com os outros".

O Santo Padre concluiu a sua homilia com uma breve oração: "Senhor, hoje nos deste a tua vida, nos deste a Ti mesmo. Insere em nós o teu amor. Faz-nos viver no teu "hoje". Torna-nos instrumentos da tua paz. Amém."

Fonte

Nota: Se tens tempo clica aqui reflete e canta,"Só por TI Jesus" foi cantado no Acção de Graças ontem.

Sem comentários: