terça-feira, 25 de agosto de 2009

Iníco do Ano Pastoral 2010

"A diocese do Porto vai dar início ao Ano pastoral no dia 9 de Setembro.

O dia será marcado por uma celebração da Eucaristia da Dedicação a Igreja Catedral e o envio dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica.
O ano pastoral que começa já em Setembro vai ser conduzido, na diocese, pela Missão 2010, que D. Manuel Clemente, bispo do Porto, quer desenvolver.

Todas as comunidades, párocos, associações e movimentos vão receber, nos próximos dias um desdobrável com todas as actividades previstas no âmbito da Missão 2010. "

Fonte: Ecclesia

4 - Rumo à Missão 2010
(parte da Mensagem do Bispo do Porto na abertura do Ano Sacerdotal)
«Na abertura do Ano Sacerdotal: de Deus para Deus, no sacerdócio de Cristo»

Aproximamo-nos da "Missão 2010", tempo largo e pleno para que a Diocese do Porto e cada uma das suas comunidades se apliquem sobremaneira no anúncio evangélico, com "novo ardor, novos métodos e novas expressões", como João Paulo II indicava para a "nova evangelização".

Será certamente ocasião para nos redescobrirmos como Igreja, cuja verdadeira natureza é evangelizadora e missionária, valorizando todas as potencialidades carismáticas e ministeriais com que o Espírito de Cristo a habilita e envia.

A geral dimensão sacerdotal, activada pelos nossos padres em cada comunidade, como sacramentos vivos de Cristo sacerdote, devolver-nos-á ainda mais ao Pai, em acção de graças por tudo e intercessão geral por todos.

Mas também nos reenviará ainda mais ao mundo, para que nenhuma aspiração legítima dos homens, nenhuma tarefa urgente da sociedade, nenhum clamor dos pobres de todas as pobrezas deixem de encontrar nos cristãos o acolhimento solidário do seu sacerdócio comum, que tudo apresenta ao Pai, d'Ele recebendo o estímulo para a tudo responder no mundo.

A isso os incentivará decisivamente o sacerdócio ministerial dos seus padres, assinalando em cada comunidade a presença viva e vivificante de Cristo sacerdote e pastor.

+ Manuel Clemente, Bispo do Porto
Mensagem completa:Ecclesia


.

Sem comentários: