sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A NOSSA IRMÃ CONCEIÇÃO LARANGEIRO

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou a Irmã Conceição Laranjeiro com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública durante a visita que efectuou à região de entre Douro e Vouga, no âmbito da 1ª Jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras. A distinção visava distinguir “personalidades e instituições que se distinguiram, enquanto agentes inovadores, ao longo das suas vidas e no exercício das suas actividades”.

Percurso: Nascida a 20 de Dezembro de 1930, a Irmã Conceição Laranjeiro iniciou a sua actividade na freguesia de Cucujães em Maio de 1971 onde integrou a Comunidade das Filhas da Caridade e foi enfermeira na unidade de saúde local entre 1976 e 2000.

Desde sempre o seu trabalho distinguiu-se no apoio aos pobres, aos desprotegidos, aos doentes e aos idosos, na evangelização e na dinamização da juventude.


O seu exemplo de vida e trabalho foram reconhecidos pelo Presidente da República ao elogiar a sua visão estratégica, a sua capacidade empreendedora e o seu testemunho de amor aos outros.
Em breves palavras, a homenageada sublinhou queas Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo não nasceram para fazer discursos nem para receberem homenagens mas sim para servir os pobres” e as “comunidades onde estamos inseridas, no que lhe seja útil”.
“As vocações são um dom de Deus dado à comunidade para enriquecimento, crescimento das pessoas a todos os níveis: humano, social e espiritual”, disse ainda.
“O que eu faço é graças a uma comunidade em que estou inserida pois o projecto de servir é de toda a comunidade”, advertiu a Irmã Conceição Laranjeiro depois de receber das mãos do Chefe de Estado a condecoração de «Comendador da Ordem da Instrução Pública».
(Gabinete de Comunicação e Imagem - Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis – in Correio de Azeméis)

A Paróquia dá à Irmã Conceição parabéns por esta distinção e fica pedindo a Deus que a conserve muito tempo no meio de nós.
Folha Paroquial 29.11-09

1 comentário:

Anónimo disse...

Se alguém merece é a Irmã Conceição. Junto dela ninguém pode ficar parado a Irmã é movimento permanente no caminho para o Outro
Fico sempre pasmada com tanta energia, ás vezes os jovens não conseguem acompanhar aquela mão de Jesus, que está sempre pronta a acarinhar, proteger, curar, dar de comer, amar...

Beijos Irmã. Obrigada por me ajudar a encontrar o caminho da LUZ