quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gestos de amor e de partilha

Parte da Mensagem do Papa Bento XVI
IN: Folha Paroquial de 24.10.2010

"Caríssimos, neste Dia Mundial das Missões no qual o olhar do coração se dilata sobre os imensos espaços da missão, sintamo-nos todos protagonistas do compromisso da Igreja de anunciar o Evangelho. O estímulo missionário foi sempre sinal de vitalidade para as nossas Igrejas e a sua cooperação é testemunho singular de unidade, de fraternidade e de solidariedade, que nos torna críveis anunciadores do Amor que salva!
Por conseguinte, renovo a todos o convite à oração e, não obstante as dificuldades económicas, ao compromisso da ajuda fraterna e concreta em apoio das jovens Igrejas. Este gesto de amor e de partilha, que o serviço precioso das Pontifícias Obras Missionárias, à qual manifesto a minha gratidão, providenciará à distribuição, apoiará a formação de sacerdotes, seminaristas e catequistas nas terras de missão mais distantes e encorajará as jovens comunidades eclesiais.
Na conclusão da mensagem anual para o Dia Mundial das Missões, desejo expressar, com particular afecto, o meu reconhecimento aos missionários e às missionárias, que testemunham nos lugares mais distantes e difíceis, muitas vezes com a vida, o advento do Reino de Deus. A eles, que representam as vanguardas do anúncio do Evangelho, vai a amizade, a proximidade e o apoio de cada crente. “Deus (que) ama quem doa com alegria” (2 Cor 9, 7) os encha de fervor espiritual e de alegria profunda.
Como o “sim” de Maria, cada resposta generosa da Comunidade eclesial ao convite divino ao amor dos irmãos suscitará uma nova maternidade apostólica e eclesial, que deixando-se surpreender pelo mistério de Deus amor, o qual “ao chegar a plenitude dos tempos, enviou o Seu Filho, nascido de mulher” (gl 4, 4), dará confiança e audácia a novos apóstolos. Esta resposta tornará todos os crentes capazes de ser “jubilosos na esperança” (Rm 12, 12) ao realizar o projecto de Deus, que deseja “que todo o género humano constitua um só Povo de Deus, se congregue num só Corpo de Cristo, e se edifique num só templo do Espírito Santo”
.

Mensagem do Papa Bento XVI:

Sem comentários: