sexta-feira, 6 de maio de 2011

Reconhecemo-lO pelo partir do pão


(...)
Por que é somente no gesto de partilha que as pessoas reconhecem que Jesus está vivo entre elas?

Porque a partilha é a alma do projeto de Deus realizado por Jesus. É partilhando o que se é – liberdade - e o que se tem – vida – que todos poderão ter acesso à liberdade e à vida. Isso nos mostra como a Eucaristia tem um sentido econômico e político: ela é o sinal do mundo novo, onde as relações de poder são substituídas por relações de fraternidade, e onde as relações econômicas são norteadas pelo espírito de partilha igualitária. É desse gesto de partilha que nasce o mundo novo e a nova história, superando toda a desigualdade gerada pelo poder e pela riqueza. E, quando se fala de partilhar, não se trata de bondade ou generosidade, e sim de justiça; porque o dom de Deus é feito para todos, e deve ser partilhado entre todos.

Mas fica no ar a pergunta: De que adianta celebrar a Eucaristia e não realizar na vida concreta a fraternidade e a partilha que ela anuncia e realiza? De que adianta celebrar e não viver o que se celebra? Temos o direito de fazer isso?

Caminho dos homens, palavra, partilha e, finalmente, a Igreja reunida. Os dois discípulos voltam a Jerusalém, ao encontro dos apóstolos, e anunciam tudo o que presenciaram. Ao seu testemunho os apóstolos ajuntam a confirmação: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão”. Deste modo temos o círculo completo: Jesus se manifesta no caminho dos homens, e Pedro, o chefe da Igreja, pode confirmar isso, porque ele próprio viveu a experiência.

Após a morte de Jesus na cruz seus discípulos sentiram-se frustrados. A sua herança religiosa do Antigo Testamento impedia-lhes que compreendessem Jesus. Suas esperanças fundavam-se no jogo do poder. Um messias, da linhagem de Davi, poderoso, conduziria o povo judeu a uma glória que superaria o poder do império romano. Jesus não foi este messias. Não faltaram repreensões de Jesus aos discípulos neste sentido: "sois sem inteligência e lentos para crer". A partir da frustração do messianismo terreno em Jesus, os discípulos reinterpretaram este messianismo davídico, aplicando-o à ressurreição. O ressuscitado é portador de glória e poder.

A pregação dos apóstolos é feita a partir do anúncio básico da trajetória de Jesus de Nazaré, morto e ressuscitado, e doador do Espírito Santo (primeira leitura - fala de Pedro em Pentecostes). A ressurreição de Jesus significa a sua presença entre nós. É a permanência de Jesus de Nazaré, que em toda sua vida comunicou tanto amor e paz divinos. Ele é reconhecido na partilha do pão. Ele é o pão da vida. É uma presença concreta, que é experimentada na partilha da vida, no amor, vivida em comunidades abertas a todos. Envolvidos pelo amor de Jesus, presente entre nós, somos libertados da "vida fútil" (segunda leitura) herdada desta sociedade de mercado e consumo, estruturada e imposta pelos ricos e poderosos.

Oração
Pai, permita que meu coração se deixe inflamar pela Luz da ressurreição de teu Filho. Dai-me força, fé e coragem para testemunhá-Lo num mundo tão marcado pela dor, angústia e desesperança. Fazei de mim arauto vosso, para que eu possa anunciá-lo em espírito e verdade. Amém



Sem comentários: