segunda-feira, 23 de julho de 2012

Bodas de Ouro Sacerdotais do Padre Horácio Gomes

A Paróquia de S Martinho de Cucujães esta a preparar uma Semana Vocacional Especial (dias 23 a 28) de julho, na Igreja, às 21.00 horas, sendo o Encontro “Família e Juventude” no dia 27 sobre a “Família e as Vocações” . Presença dos Seminaristas, Pais de Sacerdotes, Sacerdotes...(Folha Paroquial 559-2012) inserida nas Bodas de Ouro Sacerdotais do Padre Horácio.

Esperamos em breve publicar o programa da celebração mais pormenorizado

"Padre Manuel Horácio Alves Gomes, é Sacerdote da Congregação da Missão. Nasceu em Cucujães, Oliveira de Azeméis, em 1937. Após os estudos Teológicos, no Seminário Maior de Pombeiro, Felgueiras e a ordenação sacerdotal, em 1962, foi destinado às Missões de Moçambique. Ali, trabalhou durante vinte e oito anos, orientando Missões e Seminários Diocesanos, confiados à Congregação da Missão. Leccionou nos Seminários da Malhangalene (Maputo), Nicuadala e Mocuba, no Colégio do Amor de Deus, em Mocuba, Zambézia, na Escola de Formação Teológica da CONFEREMO e no Instituto Superior de Ciências Médicas de Maputo.

Durante quatro anos foi Padre estudante na Universidade S. Jhon`s, em Nova Iorque, USA, onde tirou o Master em Sociologia. Em 1994 regressou a Portugal, vindo de Moçambique e foi-lhe pedido para abrir com uma Equipa Sacerdotal Vicentina, uma frente missionária, na Diocese de Portalegre – Castelo Branco, na IV Zona Pastoral com Dinâmica de Missão, com residência em Nisa, no Norte Alentejano.
Em 2005, a Equipa Vicentina mudou-se para a Zona Pastoral de Ponte de Sor e Longomel, na mesma Diocese. Em 2008, deixou o Alentejo, após catorze anos de serviço à Igreja local.
Presentemente é Pároco na Unidade Pastoral de Pombeiro e Vila Fria, em Felgueiras, Diocese do Porto. É Vice-Director do Lar Vicentino de Santa Quitéria e reside na Comunidades dos Padres Vicentinos em Santa Quitéria."

(informação Paroquia de Pombeiro:  aqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho a felicidade de conhecer o Padre Horácio e de saber que o resumo postados é apenas uma areia que não descreve o homem tão cheio de vontade, de fé, de amor…que esta sempre disposto a levar a Boa Nova aos irmãos e a todos aqueles que necessitam da Palavra do Nosso Pai.
Que o Espírito Santo seja sempre seu guia. Parabéns!