quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"Um Advento Cinco Estrelas"

Olá Amigos!

Se ainda não se decidiram pela caminhada do Advento deixo-vos aqui outra proposta que encontrei na Blog Sementes de Esperança

"dinâmica bastante simples, socorrendo-nos dos elementos simbólicos já presentes nestes tempos litúrgicos: a coroa de advento e a estrela do Natal. De algum modo, todos somos convidados a ir ao Presépio, (hotel 5 estrelas) para o encontro com Cristo, mas precisamos, como os pastores, de sinais e mensageiros, ou como os magos, de “estrelas” que nos orientem, guiem e iluminem o nosso percurso de fé.

Em cada semana, e de acordo com as sugestões da liturgia dominical, iremos assinalar estas estrelas, que nos guiam no caminho da fé: os santos (1ª semana), os profetas ou testemunhas (2ª semana), os pobres (3ª semana) e Maria, a Estrela do Mar (4ª semana). Notemos, desde já, que preferimos a expressão “Estrela do Mar” a outros títulos marianos, “Estrela da manhã”, ou «Estrela da esperança», (dada a nossa proximidade geográfica com o mar e também) tendo em conta a imagem da barca, levada e sacudida pelas ondas do mar, que aparece no logótipo do Ano da Fé. No tempo de Natal, iremos focalizar a nossa atenção na família de Nazaré, no pai e na mãe, como primeiros guias, no caminho da fé. No Natal será colocada na árvore ou no cume do Presépio a Estrela mais brilhante, que no fundo é o próprio Cristo, que virá, como Messias glorioso, até nós, como bem o referem Ap.22,16; 2,28 e ainda I Pe.1,19. " (da Introdução)

 

Sem comentários: