segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A nossa caminhada de Advento começou assim:

No Centro da Igreja (catequese) iniciamos a dinâmica de Advento “Emanuel, Ele próprio vem salvar-vos” do SDEC na semana passada.
Adaptamos um pouco à nossa realidade... Para a 1ª semana  escolhemos 3 perguntas.
 
Em catequese  no 4 ano por exemplo, pedimos para olhar com muita atenção a 1ª parte do desenho e dizer o que viam (algumas afirmações: "um peixe deitado numa mesa, uma quinta com animais; um presépio diferente…)
Depois foi uma descoberta em grupo, momentos de silêncio e de oração... 
 
Entusiasmaram-se com o desafio de partilhar esta «Boa Nova» à família, mas primeiro, (recomendamos) ouvir o que cada um vê na imagem e só depois ensinar o que já descobriram... (a cada criança foi oferecida uma iluminura e as pergunta com a oração).
 
No 1º Domingo do Advento, as criança acolheram a comunidade na porta da Igreja, com muita alegria, desejando-lhes  uma feliz celebração e ofereceram um postal com a iluminura que tem no verso um pequeno texto elucidativo da caminhada e as perguntas (conforme imagens) 
 
As coroas do Advento são as tradicionais.

                           frente                                                                          verso


Momento/inicio da Eucaristia e Envio                        Distribuído na catequese e na Eucaristia



4 comentários:

carla disse...

olá cucujaes, gostei muito da partilha, estive lá e gostei muito de ver tantas crianças a desejar boa celebração. Acho importante que a comunidade veja a catequese como Igreja e não apenas "coisa" de crianças.
E elas tocaram os adultos.
A continuaçao de um Santo Advento

Tiana disse...

Este foi sem dúvida um verdadeiro testemunho de fé em comunidade!! A CATEQUESE é parte integrante da comunidade e é importante que seja vista como tal.... Não se frequenta a catequese só porque faz parte de mais um rito da sociedade, frequenta-se a catequese para afirmar e aprofundar a fé e isto tem que ser visivel, sair das 4 paredes da sala da catequese... É urgente as nossas crianças e adolescentes evangelizarem a comunidade. Força, continuem este belissimo trabalho!

Anónimo disse...

Obrigada por partilhar é muito importante conhecer outras realidades e formas de evangelizar e as crianças são sem duvida o melhor dos melhores
Fique com Deus
Samira

Paroquia Cucujaes disse...

Obrigada´! É bom ter feedback com quem nos visita. É muito, muito gratificante.
Bem hajam!