sexta-feira, 3 de maio de 2013

Não deixemos ao acaso a nossa missão

Queridas catequistas
Vou deixando aqui alguns trechos do mensagem do Programa da Peregrinação das crianças ao Santuario de Fatima, assim podemos ler:

"Rev.dos Párocos, caros Catequistas, e outros responsáveis
 
Na sequência das Aparições em Fátima, este terceiro ano de celebração do seu Centenário, centra-nos na mensagem da 2.ª Aparição de Nossa Senhora em 13 de Junho de 1917. Desta segunda Aparição, a Peregrinação das Crianças destaca, de modo especial, as palavras reconfortantes de Nossa Senhora à Pastorinha Lúcia, perante o sofrimento pela notícia de ficar sem os seus primos: “Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.”
 
Destas palavras extraímos o tema da Peregrinação: “Coração de Maria, refúgio e Caminho” – porque o Coração da Mãe de Deus é, de facto, refugio e caminho, não só para as crianças de todos os tempos,mas também para todos aqueles que se acolhem à sua maternal proteção.
 
"A ternura e a proteção da Mãe
Os cuidados e a ternura da mãe despertam na criança sentimentos de segurança que a levam a confiar incondicionalmente na sua proteção. Maria, em Fátima, revela-nos o seu coração maternal, como refúgio e caminho para Deus; podemos, pois, confiar nela e entregar-nos incondicionalmente à sua proteção, como nos entregamos confiantes à ternura de uma mãe. Para as crianças, mais ainda do que para os adultos, esta segurança e proteção que o coração da Mãe de Deus nos promete e pode dar, é uma boa notícia. Para acolher e saborear esta boa notícia, é necessário o sentido da confiança em Deus e o afeto filial a Maria, como caminho para chegar até Ele. Uma atitude interior geradora de confiança e paz, que tem que ser ativada e cultivada no coração das nossas crianças. Preparando-as para a Peregrinação, ajudemo-las a desenvolver essa atitude de abertura a Deus por Maria; por aqui passa também a nossa tarefa de educadores cristãos."
 

Nenhum comentário: