domingo, 22 de março de 2015

Retiro de catequistas da Vigararia Oliveira de Azemeis S. João da Madeira

clica em vê todas as fotos
No sábado 21 de março, decorreu o Retiro Quaresmal de catequistas da Vigararia de Oliveira de Azeméis/S. João da Madeira no Centro Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, orientado pelo Sr. Padre Pedro da Paróquia de Espinho, convidado do Pe Ricardo Responsável da Catequese da nossa Vigararia.

 "abre a tua porta à alegria do Evangelho" 

Oração inicial na Capela da Nª Sªda Conceição, com uma reflexão sobre a "história da Sra. Thompson e o aluno Teddy"; partilha por escrito de algo que te tocou...
Depois no Salão Pastoral o Sr. Pe Pedro  mostra o ícone da amizade ... (...) Falou sobre ele.... (...) e contou que "a diferença está na forma como amamos os outros"

"Pegar a Palavra, viver a Palavra..."
Evangelho  - Lc 5,1-11

Depois degrau a degrau o Pe Pedro foi nos colocando dentro do texto.
Introdução do texto: versículos 1, 2 e 3 ( Jesus; multidão; pescadores; Simão...) "Jesus viu" (o olhar de Jesus!!!) "Jesus subiu.. sentou.se"
A explicitação do tema/a ação: versículos 4, 5 e 6 "ensinou" (O Mestre) "Faz-te ao largo e lança as redes"  "eles assim fizeram".
Os versículos seguintes mostram os resultados obtidos, "encheram ambos os barcos" "lançou-se aos pés de Jesus" "Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João" «NÃO TEMAS»

O barco símbolo da Igreja; dentro do barco os pescadores (que quando cumprem bem a sua função os resultados são positivos)
Na vida da Igreja tudo se faz em comunidade, em comunhão...
A ação não decorre da nossa palavra, do que eu penso, mas da PALAVRA DE JESUS, “é por causa da Tua Palavra”!
Como no texto se seguirmos a Palavra de Jesus encontraremos um “Tempo Novo”! Juntos, porque pertencemos ao mesmo “CORPO”.
(Tempo para reflexão individual...)
(...)
Depois de um almoço partilhado
O Padre Pedro continuou connosco, recordou quando o Papa Francisco apontou quinze doenças ou tentações (…) que não dizem respeito apenas à Cúria Romana mas são um perigo para qualquer cristão, diocese, comunidade, congregação, paróquia e movimento eclesial.

Quinze doenças que podem atacar os catequistas, tarde de reffleção sobre as referidas tentações e como evita-las

Não posso deixar de recordar o “trabalho de casa” que o Padre Pedro nos deu…
- Uma das questões: - Qual é o sonho que Deus tem para mim?

Dou graças a Deus por este dia cheio de alegria do Evangelho!!!
(responsável do poster: fp )



Sem comentários: