quarta-feira, 2 de março de 2022

Quarta-feira de Cinzas - Início da Quaresma 2022


Com a bênção e a imposição das CINZAS, iniciamos na próxima quarta-feira (02-03-2022) o tempo Sagrado da Quaresma em preparação à Páscoa ...

Tres Eucaristias e imposição das cinzas às 19h, na Igreja Paroquial, 
na Capela da Gandarinha
na Capela da N S Conceição em Faria.

Papa Francisco:Tenho uma grande tristeza em meu coração com o agravamento da situação na Ucrânia. Apesar dos esforços diplomáticos das últimas semanas, cenários cada vez mais alarmantes estão se abrindo. 
Como eu, muitas pessoas ao redor do mundo estão experimentando angústia e preocupação. Mais uma vez, a paz de todos está ameaçada por interesses de parte....)

E agora gostaria de apelar a todos, crentes e não-crentes. Jesus ensinou-nos que à diabólica insensatez da violência se responde com as armas de Deus, com a oração e o jejum. Convido todos a fazer no próximo dia 2 de março, quarta-feira de Cinzas, um Dia de jejum pela paz. Encorajo de modo especial os crentes a fim de que naquele dia se dediquem intensamente à oração e ao jejum. Que a Rainha da paz preserve o mundo da loucura da guerra” (Audiência, 23/2/2022). (Vatican News)

As Leituras da Quarta-feira de Cinzas:

A 1ª Leitura é um convite à CONVERSÃO:"Voltai para mim de todo o coração". (Jl 2,12-18)
A terra de Israel fora invadida pelos gafanhotos. O profeta Joel entendeu que não era castigo de um Deus magoado, porque o povo se afastara do seu Deus, mas um momento de graça, chamando para o verdadeiro sentido da vida. Por isso, dirige o convite do Senhor: "Voltai para mim com todo o coração".
Deus está sempre pronto a acolher e a perdoar.* Hoje o Senhor nos dirige o mesmo apelo:"Voltai para mim de todo o coração".

A 2ª Leitura (2Cor 5,20-6,2) é um convite à RECONCILIAÇÃO:"Deixai-vos reconciliar com Deus".Para Paulo, o pecado é um desacordo, um estado de inimizade, entre o homem e Deus. Essa hostilidade deve ser superada, é necessário restabelecer a harmonia.* A Quaresma é uma oportunidade que nos é oferecida para rever hoje a nossa relação com Deus."Agora é o tempo favorável! Agora é o dia da Salvação".

No Evangelho (Mt 6,1-6.16-18) Jesus lembra três práticas da religiosidade judaica,cuja prática é recomendada na Quaresma: A esmola, a Oração e o jejum e o espírito com que devem ser praticadas.

  "Que a Rainha da Paz preserve o mundo da loucura da guerra".

Sem comentários: