sexta-feira, 20 de maio de 2016

"Educação para uma Ecologia Integral"

Nesta sexta-feira o Guião da Semana da Vida propõe "educação para uma ecologia integral pois:

"A consciência da gravidade da crise cultural e ecológica precisa de traduzir-se em novos hábitos. Muitos estão cientes de que não basta o progresso atual e a mera acumulação de objetos ou prazeres para dar sentido e alegria ao coração humano. … 

Os jovens têm uma nova sensibilidade ecológica e um espírito generoso ... mas cresceram num contexto de altíssimo consumo e bem-estar que torna difícil a maturação doutros hábitos. Por isso, estamos perante um desafio educativo. (209). 

A educação ambiental ... tende a incluir uma crítica dos «mitos» da modernidade baseados na razão instrumental (individualismo, progresso ilimitado, concorrência, consumismo, mercado sem regras) e tende também a recuperar os distintos níveis de equilíbrio ecológico: o interior consigo mesmo, o solidário com os outros, o natural com todos os seres vivos, o espiritual com Deus. (210) … não basta falar apenas da integridade dos ecossistemas; é preciso ter a coragem de falar da integridade da vida humana, da necessidade de incentivar e conjugar
todos os grandes valores.
(224)."

 Sugestão - Rezar em Família

"A Oração Cristã com a Criação" (Oração do Papa Francisco in Laudate Si) 

Nós Vos louvamos, Pai, com todas as vossas criaturas, que saíram da vossa mão poderosa. São vossas e estão repletas da vossa presença e da vossa ternura.
Louvado sejais! 
Filho de Deus, Jesus, por Vós foram criadas todas as coisas. 
Fostes formado no seio materno de Maria, fizestes-Vos parte desta terra, e contemplastes este mundo com olhos humanos. 
Hoje estais vivo em cada criatura com a vossa glória de ressuscitado.
Louvado sejais!
Espírito Santo, que, com a vossa luz, guiais este mundo para o amor do Pai e acompanhais o gemido da criação, Vós viveis também nos nossos corações a fim de nos impelir para o bem. 
Louvado sejais! 
Senhor Deus, Uno e Trino, comunidade estupenda de amor infinito, ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de Vós. 
Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão por cada ser que criastes. 
Dai-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe. 
Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra, porque nem um deles sequer é esquecido
por Vós. 
Iluminai os donos do poder e do dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença, amem o bem comum, promovam os fracos, e cuidem deste mundo que habitamos. 
Os pobres e a terra estão bradando: Senhor, tomai-nos sob o vosso poder e a vossa luz, para proteger cada vida, para preparar um futuro melhor, para que venha o vosso Reino de justiça, paz, amor e beleza. Louvado sejais!
Ámen.

 Depois da oração procura contemplar a natureza; uma flor, um pássaro, o céu, o mar, as estrelas… Da graças a Deus

 Recitação do Rosário - Mistérios Dolorosos 

Sem comentários: