segunda-feira, 30 de maio de 2016

Quatro Paroquias Celebraram o Crisma em conjunto

A nossa Paróquia em conjunto com as Paroquias de Madail; S Martinho da Gandara; Santiago de Riba-Ul, prepararam a celebração do Sacramento da Confirmação que aconteceu no passado domingo dia 29 de maio de 2016 com a presença de 94 confirmados, sendo:
- Madail- 7 confirmados;
- Santiago de Riba-Ul - 9 confirmados;
- S Martinho da Gandara - 25 confirmados;
- S Martinho de Cucujães - 53 confirmados.

A celebração foi presidida pelo Senhor Bispo Auxiliar do Porto D. António Augusto, que foi acolhido pelo Párocos: Padre Artur Bastos,Paróquia de Cucujães; Padre Adelino Fernandes Simões, Paroquias de Madail e Santiago de Riba-Ul; Padre Domingos Gomes de Almeida, Paróquia de S Martinho da Gandara e todos os crismandos, padrinhos, famíliares e comunidade que quis associar-se a esta importante celebração, e de uma forma muito especial a  Filarmónica Cucujanense que presenteou todos os presentes com a sua musica!
Nos claustros uma banda de jovens de Cucujães animaram o acolhimento dos crismandos e na saída da Eucaristia!.

A celebração decorreu com muita serenidade e alegria e como referiu a Sr. Bispo na homilia;
"Esta celebração é para todos vós (e para mim) um momento especial. O Sacramento da Confirmação que celebramos inserido na Eucaristia, marca uma etapa nova na vossa vida cristã. Ides completar o processo de iniciação cristã, recebendo o grande dom do Espírito Santo.(...)

A enorme riqueza deste dom Sagrado, aconselha a que a nossa atitude seja a do centurião do Evangelho “não mereço que entres na minha morada” Esta expressão que rezamos em cada Eucarístia, antes da comunhão, deve significar o nosso cume humildade diante da grandeza de Deus. Aquilo que recebemos de Deus é sempre expressão da Sua grande misericórdia e quando o recebemos façamo-lo sempre com gratidão, alegria e disponibilidade para que as Suas maravilhas aconteçam em nós, e por nós mesmos."
(...)
Que o vosso rosto de cristãos a partir de hoje confirmados na fé; crismados (ungidos) para a missão seja a do - rosto alegre de bem com a vida, conscientes de que levais o tesouro importante (o Espírito de Deus) para anunciar a alegria da fé aos outros. (...)
Que o Espírito santo vos renove, por vós renove o rosto da Igreja e a face da terra."


No final, D. António Augusto conviveu com os Crismados e seus familiares, no Salão do Seminário da Boa Nova e, com  grande paciência, disponibilidade e alegria de se deixar à disposição para quem teve o gosto e a alegria de com ele se fotografar!




1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns as Paroquias que participaram e a toda a organização Foi uma recepção muito festiva e alegre, com musica, muitas palmas e muita alegria.
O novo Bispo é uma simpatia e de uma simplicidade admirável.
Durante a celebração sentiu-se muita harmonia e paz!!1 Foi muito bom participar e levar a Boa Nova!!!!!

Teresa Neves