segunda-feira, 16 de maio de 2016

"Respeitar a Criação"

Iniciou-se ontem a "Semana da vida"tem como documento de suporte a Carta Encíclica "Louvado sejas" sobre o cuidado da Casa Comum" promovendo momentos de reflexão pessoal, familiar e comunitário que nos ajude a descobrir a nossa responsabilidade de cuidar do dom da vida nesta terra maravilhosa que Deus nos concedeu, hoje segunda feira as sugestões do "guião" propõe:

Respeitar a Criação
“Não somos Deus. A terra existe antes de nós e foi-nos dada (67).
Esta responsabilidade perante uma terra que é de Deus implica que o ser humano, dotado de inteligência, respeite as leis da natureza e os delicados equilíbrios entre os seres deste mundo (68). Somos chamados a reconhecer que os outros seres vivos têm um valor próprio (69).

Na tradição judaico-cristã, dizer «criação» é mais do que dizer natureza, porque tem a ver com um projeto do amor de Deus, onde cada criatura tem um valor e um significado (76). O amor de Deus é a razão fundamental de toda a criação …
Cada criatura é objeto da ternura do Pai que lhe atribui um lugar no mundo. Até a vida efémera do ser mais insignificante é objeto do seu amor e, naqueles poucos segundos de existência, Ele envolve-o com o seu carinho. (77).”

Refletir.

Rezar:
Salmo 8
Senhor, nosso Deus, como é admirável o vosso nome em toda a terra! A vossa majestade está acima dos céus.
Da boca das crianças e meninos de peito * sai um louvor que confunde os vossos adversários e reduz ao silêncio os inimigos rebeldes.
Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos, a lua e as estrelas que lá colocastes, que é o homem para que Vos lembreis dele, o filho do homem para dele Vos ocupardes?
Fizestes dele quase um ser divino, de honra e glória o coroastes; destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos. Tudo submetestes a seus pés: Ovelhas e bois, todos os rebanhos, e até os animais selvagens, as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que se move nos oceanos.
Senhor, nosso Deus, como é admirável o vosso nome em toda a terra!

Sem comentários: