sexta-feira, 3 de junho de 2016

"Paulo feito num 8"

“ É esta a vontade de Deus: a vossa Santificação”
PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS TESSALONICENSES 4, 1-8
Não é outra a vontade de Deus: que sejamos santos. O que é ser santo?
Ser santo é viver em si o milagre de dizer não ao mundano e viver em fidelidade a Deus, à imagem de Jesus. Este é sem dúvida o grande milagre a que todos os cristãos estão chamados, os de ontem e os de hoje. E para estas palavras bonitas não ficarem só no “ar”, Paulo provoca-nos com algumas instruções (é que isto é mesmo coisa de fazer, não de dizer):
- “Afastar da luxúria”, dos movimentos que escravizam o Homem e o desumanizam;
- “Cada qual saiba tratar a própria esposa” ou marido, com respeito, com amor, “sem se deixar levar pelas paixões”, tão fugazes e passageiras, frente ao amor que é “mais forte que a morte”;

Curioso que, para ser santo, as primeiras coisas a cuidar são as nossas relações com os outros. É isto que nos dá Corpo. E de um modo resumido Paulo diz-nos que “ninguém lese o seu irmão”. Não somos coisas de usar, somos vidas entrelaçadas. Não somos apenas carne, mas somos “templos do Espírito”. Somos criaturas de Deus, e é a Ele que desprezamos quando desprezamos a mais bela da sua criação: o ser humano.

Não, Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para sermos sua imagem e semelhança, para sermos Santos. Para isso fomos criados, para isso existimos, para isso caminhamos! Uns com os outros. Uns nos outros!
Hugo Cravo
AQUI

Nenhum comentário: