quinta-feira, 20 de outubro de 2016

"Vigília missionária com Maria..." Igreja Paroquial de Cucujães


"A atenção de toda a Comunidade Paroquial Próximo sábado, às 21h, na Igreja:

VIGÍLIA MISSIONARIA (véspera do Dia Mundial das Missões) AO RITMO MISSIONÁRIO DA PALAVRA Venham, juntos, rezar, cantar, adorar e agradecer. Somos cristãos. Não podemos calar a nossa Fé." (Folha Paroquial)

Como diz o Guião:
"Celebramos esta vigília missionária na conclusão do Ano da Misericórdia e em plena comemoração da data jubilar do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, em Fátima A primeira missão da Igreja é introduzir todos no grande mistério da misericórdia de Deus contemplando o rosto de Cristo, sobretudo num momento como o nosso, cheio de grandes esperanças e de fortes contradições.” (MV 25) 
Nesta missão joga-se também a credibilidade da Igreja que “passa pelo caminho do amor misericordioso e compassivo.” (MV 10)Assim, podemos ver Maria como espelho e paradigma da vocação e missão da Igreja missionária, em saída, como na Visitação a Isabel, para levar a ternura e a misericórdia de Deus a todos, sobretudo aos pobres e aos aflitos, lembrados no Magnificat. 
A partir daqui podemos compreender a missão de Maria, visível neste episódio: é a mãe atenta às dificuldades e necessidades dos homens, que as apresenta ao Filho para que não falte a alegria do Evangelho, da ternura e da misericórdia. É simultaneamente porta-voz e intercessora do povo e porta-voz da vontade do Filho, em cujas mãos põe tudo e n’Ele confia. Celebremos esta vigília missionária com Maria, como missionários da misericórdia."

Sem comentários: