sexta-feira, 7 de abril de 2017

Vem Reconciliar-te!

Hoje às 21h na Igreja Paroquial vem  "PREPAREMOS A PÁSCOA DO SENHOR PEDINDO PERDÃO PELOS NOSSOS PECADOS

Pedir perdão é um ato de amor

- Confissões Paroquiais para Jovens e Adultos:
Dia 7 de abril, às 21.00 horas, na Igreja.
(Os Responsáveis dos Grupos de Jovens dinamizem todos para se reconciliarem com Deus. O Sacramento da Reconciliação deve ser vivido e entendido pelos nossos Jovens como um ato de amor a Deus. Não basta comungar: é preciso comungar bem).

- Confissões Paroquiais para as Crianças e Adolescentes:
Dia 8 de abril, das 10.00 às 11.30 horas, na Igreja,
(Os Pais e Catequistas incentivem os filhos e catequizandos para virem ao Sacramento do Perdão)." IN;Folha Paroquial do V Domingo da Quaresma

"Porque me devo confessar?

Ficamos muitas vezes divididos quando falamos deste sacramento do perdão dos pecados. Actualmente, o homem contemporâneo perdeu a noção ou o sentido profundo do pecado, a palavra evoca o moralismo que dá lições, a autoridade que esmaga a consciência individual e absoluta do homem. Na verdade, a noção de pecado parece hoje opor-se ao respeito pela liberdade humana e ao desabrochar da personalidade. O sentimento de culpa aparece como o resultado maléfico de tabus inconscientes.

No Evangelho, o pecado é visto a partir da iniciativa divina que vem manifestar aos homens a sua misericórdia. Jesus apela constantemente à conversão do homem como condição fundamental para acolher a Boa Nova do Reino (cf. Mc 1, 15), e na sua acção privilegia os pecadores, porque ele não veio para os sãos mas para os pecadores, para os que estão doentes. É por isso mesmo que Ele perdoa ao paralítico (Mc 2, 5), à mulher pecadora (Lc 7, 48), à mulher adúltera (Jo 8, 11), a Zaqueu (Lc 19, 9-10), e finalmente, na Cruz aos seus algozes (Lc 23, 34).

Podemos contemplar a misericórdia de Deus nas parábolas da ovelha perdida ou do filho pródigo (Lc 15) e a gravidade do pecado no facto de Jesus ter afirmado, na Última Ceia, que o seu sangue seria derramado pela remissão (perdão) dos pecados dos discípulos e de todos os homens. O pecado é uma falta de amor que atinge a relação entre o homem e o próprio Deus e por isso reconhecemo-nos pecadores não apenas quando olhamos para nós, mas sobretudo quando nos deixamos olhar por Deus e experimentamos o amor que Ele nos tem."
IN Paroquia Olivais Sul


Sem comentários: