segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Vamos celebrar a nossa festa: "Festa de todos os batizados"

Festa de "Todos os Santos" é a festa de «todos os batizados, pois cada um está chamado por Deus à santidade». Constitui, portanto, um convite a «experimentar a alegria daqueles que puseram Cristo no centro de suas vidas».
A 2 de Novembro, é dia de oração pelos defuntos. A ideia é convocar uma jornada especial de oração pelos falecidos, continuação de "Todos os Santos", e surgiu no século X: "A 1 de Novembro, os católicos celebram na alegria a festa de Todos os Santos; no dia seguinte, rezam de maneira geral por todos os que morreram»
Deste modo, a Igreja quer dar a entender que «a morte é uma realidade que se pode e que se deve assumir, pois constitui o passo no seguimento de Cristo ressuscitado»". Isto explica as flores com que nestes dias se adornam os túmulos, «sinal de vida e de esperança»
E o Halloween?
 A festa de «Halloween» chegou dos Estados Unidos da América, assinalando-se a 31 de Outubro.
 A comemoração veio dos antigos povos Celtas, que habitava a Grã-Bretanha há mais de 2000 anos.
Os Celtas realizavam a colheita nessa época do ano, e, segundo um antigo ritual, os espíritos das pessoas mortas voltariam à Terra durante a noite, e queriam, entre outras coisas, alimentar-se e assustar as pessoas.
Então, os Celtas costumavam vestir-se com máscaras assustadoras para afastar estes espíritos. Esse episódio era conhecido como o “Samhaim”.
Com o passar do tempo, os cristãos chegaram à Grã-Bretanha, converteram os Celtas e outros povos da Ilha e a Igreja Católica transformou este ritual pagão numa festa religiosa, passando a ser celebrada nesta mesma época e, ao invés de honrar espíritos e forças ocultas, o povo recém catequizado honrava os santos.
A tradição entre estes povos continuou, e além de celebrarem o "Dia de Todos os Santos", os não cristãos celebravam também a noite da véspera do Dia de Todos os Santos com as máscaras assustadoras e com comida. A noite era chamada de “All Hallows Evening”; abreviando-se, veio o Halloween.
Nós, cristãos, celebremos a Vida e não a Morte.
Apoiar e divertir-se com as crianças que vão atrás de guloseimas, se gostas de divertir-te nesta noite encontre formas estimulantes e divertidas para alcançar crianças e adultos na tua comunidade
nunca esquecendo que celebremos a Vida e não a Morte. Não nos deixemos enganar e seduzir pela cultura da morte



Sem comentários: