segunda-feira, 14 de maio de 2018

Lembraste da tua Primeira Comunhão?

Os meses de maio e junho são o tempo escolhido por quase todas as Paroquias para as celebrações da catequese...
Vemos por aí muitos fotos de grandes festas principalmente da 1ª Comunhão e fica a pergunta;
- O que ficou?
Sei de catequistas que no encontro seguinte apresentam aos catequisandos uma folha onde está escrito?
- Como foi a tua 1ª Comunhão?
E há respostas que as deixam de lágrimas nos olhos e coração cheio de luz e dão graças a Deus.
E outras respostas que fazem pensar, onde estava eu na caminhada catequetica deste menino/a? E pedem Deus Misericordioso aumenta a nossa fé!

Vou partilhar convosco a história de uma senhora que já é bisavó e uma mulher de grande fé

" A minha catequista era uma mestra, que nos fazia decorar um pequeno livro que só ela tinha e que era feito de perguntas e respostas e orações, ainda sei quase todas!
- Era a mestra!
Perto do data da comunhão íamos á Igreja e o Sr Abade fazia perguntas, quem soubesse tudo podia ir para casa, quem se enganava ficava a repetir vezes sem conta até saber papaguear aquilo (riso!)

Mas o que recordo bem foi quando na Igreja ele (Padre) nos levou junto do Sacrário e explicou que ali vivia Jesus....

achei estranho e ao mesmo tempo grandioso, como Ele podia ser tão pequeno e viver naquela casinha tão pequena e tão grande que estava em todo o lado....e eu era (riso mafarica) e perguntei:
- Mas Ele não se cansa de ficar ali sozinho? 

Eu tinha 7 anos, ia à Missa desde que me conheço e sempre pensei que só uma estrela podia viver ali, e essa estrela dava muitas estrelinhas brancas que o Sr Abade dava as pessoas grandes....(riso) nunca disse isto a ninguém, mas agora acho que não era pecado...era criança!!!

Mandaram-me calar e lá fiquei a pensar com os meus botões ...

A minha mãe (que Deus tenha) dizia - O Jesus que está no Sacrario é a Sagrada Comunhão e é Aquele que esta sempre contigo, se tiveres medo pensa Nele e o medo passa, se fores fazer asneiras pensa Nele e vais parar, se não parares vais ficar muito triste, zangada com todos, nem sabes porquê, mas se pedir perdão a Deus a teu coração fica outra vez alegre, a mãe era sábia, não sabia ler nem escrever, nas tinha Deus com ela!

No dia 20 de maio de 1950 ( nunca esqueço os dia importante da minha vida)levantei ás 6h e depois de arranjados lá fomos para a Igreja a pé claro e era longe (riso) eu ainda ia meia a dormir agarrada a saia da minha mãe (que Deus tenha) as 8h horas lá estavamos todos no Missa para fazer a minha 1ª Comunhão!

Estávamos todos com roupa de domingo (risos), mas eu estava linda. com um vestidinho branco que a minha mãe me fez (foi o meu primeiro vestido novo (riso) os outros vinham das minhas irmãs ou vizinhas!!!

E disse bem baixinho ao Menino escondido: - estou aqui por tua causa, olha para mim (acredite é verdade eu sabia que ele estava a olhar para mim!) o meu coração parecia querer sair pela boca a Sr Abade nunca mais se calava e eu só queria senti-Lo na minha boca.... ainda hoje não sei explicar o que aconteceu quando O senti tudo desapareceu só aquela alegria que me enchia cá dentro do meu coração!

Quando voltamos para casa o meu pai pós-me as cavalitas para chegarmos mais depressa pois os meus padrinhos iam comer lá a casa, mas eu só pensava que ia as cavalitas do meu pai porque ele sabia que Jesus ia ali no meu peito"

(fp)

Mais

Sem comentários: