quarta-feira, 6 de junho de 2018

"Precisamos (...) de algo que nos desacomode?"

Na nossa postagem de Porque razão a Igreja apoia os pais e padrinhos antes do Batismo e depois os esquece até ao inicio da catequese de infância? a 28 de maio o Francisco deixou-nos este comentário, que dá respostas importantes nas quais devemos refletir e colocamos outras tantas questões que incomodam....

"Eu penso que a Igreja tem momentos importantes da vida cristã em que prepara e acompanha as pessoas para esses momentos, mas de facto poderia também ter a disponibilidade e encontros onde se possa reavivar e alimentar a Fé, escutar e ajudar as pessoas a caminhar na vida cristã, de acordo com o que receberam e a fim de alcançarem as promessas de Cristo.

Contudo, para as famílias após o baptismo e antes da catequese a Igreja já tem para elas uma proposta: como marido e mulher auxiliarem-se na graça e santificação, crescerem no amor e boas obras, educarem os filhos para serem também filhos de Deus (dando-lhes principalmente o exemplo na oração, ida à missa, caridade com o próximo, vida e confiança em Deus).
Tem também para elas a proposta da vida eterna, da felicidade no reino de Deus no mundo que há-de vir, do convertei-vos e acreditai no Evangelho, do caminho do Bem e da Vida (como indica a Didaqué: "Existem dois caminhos: um da vida e outro da morte, O caminho da vida é, pois, o seguinte: primeiro amarás a Deus que te fez; depois a teu próximo como a ti mesmo, E tudo o que não queres que seja feito a ti, não o faças a outro").
Tem a proposta de se fazer sempre o que é correcto, de praticar o Bem e o dever independentemente do que se possamos receber.

Para este fim e como auxilio tem a Igreja a missa aos Domingos e dias Santos onde podem escutar a Palavra de Deus, oferecerem-se no Santo Sacrifício e comungar o Corpo do Senhor, edificando-se no Seu Corpo, tem ainda as devoções tradicionais, procissões e festas.

O problema será então que a mensagem não está a conseguir ser transmitida nem recebida, como indica dantes éramos obrigados mas agora já não se usa.

Na transmissão faltará o que indiquei acima, a Fé e a Verdade, o encontro com o Deus Vivo, "que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem Tu enviaste" (Jo 17, 3) para a partir daí existir uma conversão, um encontro que nos desacomode, tire do sofá (ou da cama), que nos faça dar uma resposta: "quem acreditar será salvo, quem não acreditar será condenado".
Deveria partir portanto da constatação de que Deus existe e está é a Verdade, qual é então a minha resposta a Cristo? A indiferença onde me coloca?

Na recepção está-se a partir ao contrário: Eu existo, quero se feliz e ter uma vida realizada, plena, e então na melhor das hipóteses pergunta-se o que Deus tem e Jesus me dá para o conseguir? Em vez do Deus Vivo, real, partimos para um Deus cómodo, que nos possibilita ficar na cama, para a nossa "felicidade".
Aqui existe uma forte influência da sociedade e cultura que já não são cristãs, os valores e desejos que promovem afastam-nos da Fé, a transmissão da Fé é então uma contra corrente.

Penso então nas seguintes questões:
- "quem acreditar será salvo, quem não acreditar será condenado", a indiferença de ficar na cama de que lado nos colocará?
- "dantes éramos obrigados mas agora já não se usa", será que a obrigação deixou mesmo de existir ou o não se usa será tibieza ou indiferença. A Lumen Gentium no ponto 14, do Vaticano II, tem indicações importantes sobre isto.
- Cristo quer que vivamos com e pelo Deus único e verdadeiro, pela Verdade praticando o amor ao próximo, com o Céu como destino se seguirmos o Caminho, Verdade e Vida que nos ensinou ou tem apenas um projecto de felicidade pessoal nesta vida?

Precisamos de facto de algo que nos desacomode, nos faça pensar e dar uma resposta, que nos ajude a colocar o coração em Deus (conversão) para edificarmos a Vida a partir daí.
Valorizamos de verdade a vida quando valorizamos o Céu."

29 de maio de 2018 12:17

Sem comentários: