quarta-feira, 15 de agosto de 2018

"A cena evangélica deste dia é tocante..."

Hoje celebra-se a ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA e na Antifona de Entrada da Eucaristia de hoje reza-se assim:
"Grandes coisas se dizem de Vós, ó Virgem Santa Maria,
que hoje fostes exaltada sobre os coros dos Anjos
e triunfais com Cristo para sempre."

EVANGELHO Lc 11, 27-28
«Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre!»

"A cena evangélica deste dia é tocante, um quadro belíssimo: duas mulheres d'esperanças! O diálogo bíblico entre duas mulheres d'esperanças, para ver se percebemos que foi para a Esperança que fomos chamados pela trombeta jubilar que abre o Novo Testamento. A Esperança da Gloriosa Liberdade dos filhos de Deus, a Liberdade que se funda na Justiça e na Paz sem vencedores nem vencidos.

Duas mulheres d'esperanças são o quadro-moldura do Hino da Revolução Messiânica, mais conhecido como Magnificat, para ver se percebemos que ESTA é a Esperança a que fomos chamados, porque é preciso que Deus Reine. Porque precisamos que Deus Reine. Porque precisamos, para nossa salvação, de sermos salvos dos nossos desmandos, arrogâncias, opressões e tiranias.

Duas mulheres d'esperanças... fascina-me, há muito, este quadro! E no dia em que tantas vezes dizemos a palavra "Assunção", percebamos que foi nesta Esperança que fomos ASSUMIDOS, foi nesta Narrativa d'esperanças que fomos Inscritos, é para o Mundo Novo cantado profeticamente no Magnificat que fomos ConVocados."

SHALOM
 (Padre Rui Santiago)
Derrotar Montanhas

1 comentário:

francisco disse...

É a Esperança da comunhão com Deus como no plano original do Paraíso. É a liberdade que se alcança pela libertação do pecado e das seduções do mundo, pelo Reino de Deus que se cumpre quando seguimos e vivemos a plenitude da Sua Lei na Caridade.

É Deus o centro da vida e já não colocamos a questão como Deus pode melhorar a minha vida mas sim como a minha vida se funda em Deus? Como neste belo quadro, temos no íntimo das duas mulheres um profeta e o Filho de Deus e elas se entregam e dedicam para a Glória de Deus!

É magnífica também a referência ao lado sobrenatural do menino ter estremecido com a presença do Filho de Deus.

E o sim de Maria dá-nos um grande exemplo para o nosso sim à Fé, perante o anúncio do Anjo Maria diz sim a Deus mesmo que se coloque numa situação bastante difícil, onde humanamente fica longe de ter uma vida melhor pelo contrário será bastante exigente. Mas diz sim a Deus porque em Deus pode confiar e a Ele entregar-se porque n'Ele está a Verdade e a Vida, cumprir a Sua vontade é seguir o que é justo e verdadeiro. Tendo Jesus nos mostrado o Deus único e verdadeiro podemos segui-l'O com confiança e dizer Sim à Fé.
A missão da Igreja Católica realiza-se neste anúncio da Verdade, perante a qual dizemos sim a Deus como Maria, numa entrega de confiança porque é Deus é Deus.