sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Hoje dia de S. Lourenço! Desafio-te!

"(...)
Hoje, dia de S. Lourenço, mártir. Ele tomava conta dos bens da Igreja e tinha a seu cargo os pobres, a quem entregou a vida. Um dia, obrigaram-no a apresentar os bens da Igreja e ele reuniu os pobres, levou-os às autoridades e disse: estes são os bens da Igreja
(...)."

Escolhi este dia para te desafiar com duas questões deixadas num comentário pelo Francisco!

"Questões:
- Quais são os bens eternos que são diferentes dos bens temporais?

- O que Jesus nos dá, mostra e ensina que não tínhamos e que só o Filho de Deus morrendo na Cruz e ressuscitando nos pode dar, mostrar e ensinar?

A resposta é simples e encontra-se na humildade, quando tivermos a resposta a estas questões é porque encontramos a Verdade e a Vida, ficamos depois com o desejo de seguir o Caminho para as viver e poder alcançar."

1 comentário:

francisco disse...

- o maior bem eterno é viver junto de Deus, assim os bens eternos que são diferentes dos bens temporais são aqueles que nos santificam, aproximam e permitem viver na Graça de Deus e nos ajudam a alcançar o maior bem eterno: um lugar no Céu junto de Deus.

- para a segunda questão a resposta é Deus e a certeza da Fé e da Verdade que nos permite conhecer e reconhecer o Deus único e verdadeiro.

É esta certeza e comunhão que tínhamos perdido com o pecado original dos nossos primeiros pais, e é esta a grande dádiva que Jesus nos oferece. Cabe a cada um aceitar a oferta e percorrer o caminho para alcançar a plenitude do Céu, ajudando o próximo a aceitar e percorrer o mesmo caminho.

E onde entram os pobres como sendo os bens da Igreja que tão bem referiu neste texto? Entram porque são eles que estão desapegados das riquezas e valores do mundo, na sua simplicidade de vida conseguem ver a Vida maior, perante Jesus que lhes mostra o Deus único e verdadeiro, origem e fim da Vida, percebem a simplicidade que é pertencerem a Deus. Não porque vão ter ali um enriquecimento espiritual ou uma experiência melhor de vida mas sim porque é Deus. E perante o Deus único e verdadeiro que Jesus lhes mostra sabem que é ali que está o que é justo e verdadeiro: a Verdade e a Vida, e a Ele se entregam e por Ele vivem.