terça-feira, 17 de maio de 2022

1ª Letra E - Eucaristia - E - Encarnação - Abre o teu coração e deixa a Luz entrar!

Caríssimos 21 anos se passaram desta postagem...o que mudou?
Vejo a nossa Igreja cheia para as celebrações da catequese e dou graças a Deus.
Mas vejo, domingo após domingo, à Igreja com mais ou menos 6 crianças, os bancos vazios...,
 não é por causa do virus porque ele não tira férias para as festas da catequese.
  
Vou partilhar convosco durante 10 semanas uma proposta resumida do livro "Ficai connosco Senhor" da XXII Semana Biblica Nacional em 2000"

"a proposta ajuda a re-descobrir a E-U-C-A-R-I-S-T-I-A como a maior riqueza da Igreja, o dom maior da Santíssima Trindade. Partindo de cada uma das suas 10 letras, como ponto de arranque para o estudo, celebração e testemunho de outras tantas dimensões da vida cristã. E, assim eucaristizar" a vida. Tendo sempre a Eucaristia como fonte e como meta"

Dizer "Eucaristia"é dizer agradecimento, ação de graças. Como quem diz em portugues corrente: " Muito obrigada Senhor" Tal atitude de gratidão tem inicio na Encarnação, pois " Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito" (Jo 3, 16)

A Eucaristia é presença e comunhão da vida d'Aquele que nasceu para nós de Maria por obra do Espirito Santo, para revelar e dar toda a salvação;
- é celebração do amor do Pai, da obra do Filho e da fusao do Espirito Santo no mistério pascal;
- é o constante ponto de partida para a evangelização e missão, para que todos os filhos de Deus dispersos pelo mundo possam sentar-se à mesa do unico Pai de todos;
- é convite à conversão e à fraternidade universal, à paz com todos, ao exercicio da verdadeira liberdade, ao respeito pela criação

"Felizes os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro" (p 19,9)


oração
Senhor nosso Pai,
que de um modo admirável criaste o ser humano
e de um modo ainda mais admiravel o renovastes,
fazer que possamos participar na vida divina do vosso Filho
que dignou assumir a nossa natureza humana"
(Missal Romano: Natal do Senhor, p. 141)

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