quarta-feira, 10 de outubro de 2018

6º ano da catequese e as Catequeses da Fé

O site do Secretariado da Catequese da Diocese do Porto anuncia:

" Como pode verificar, o catecismo do 6º ano propõe menos encontros de catequese que os catecismos dos outros anos. Esta particularidade surge pelo facto de que este deverá ser completado com um itinerário específico de preparação para a Profissão de fé: “Catequeses da fé”.

Assim, o Catequista deverá adquirir não somente o guia do 6º ano como, também, o manual “Catequeses da fé”. O itinerário de preparação para a Profissão de Fé também pode ser implementado no 7º ano.

Como planificar o ano catequético a partir do catecismo do 6º ano com as “catequeses da fé”? Material:

Como orientar as catequeses da Fé, Jornadas Nacionais de catequistas de 2013
Uma proposta de caminhada se preparação para a profissão de fé

Material do 6 ano

2 comentários:

francisco disse...

É realmente muito importante insistir com os pais. A eles sugiro: pensem, não levem tudo seguindo apenas os sentimentos e confortos do mundo.

A Fé transmitida aos filhos trata-se de lhes preparar um lugar no Céu!
A Fé é a vida na Graça de Deus, não é uma experiência espiritual que nos enriquece, não é para levarmos uma vida melhor, mais feliz.
É para conhecermos Deus e vivermos segundo a Sua vontade. É fazermos o que é justo e verdadeiro, é a partir daqui que chegamos ao amor.

Sabemos que o prefixo «des» antes de uma palavra dá a essa palavra o significado contrário, por exemplo: desculpa, desocupar, desinteressar, etc.
A palavra «desgraça» no dicionário tem o seguinte significado:
"Acontecimento fatal; revés. Desastre. Contratempo. Infelicidade; infortúnio. Miséria; angústia. O que é muito mau ou detestável."

Pensem! O contrário da Graça é isto: "Acontecimento fatal; revés. Desastre. Contratempo. Infelicidade; infortúnio. Miséria; angústia. O que é muito mau ou detestável."

A aparente felicidade no mundo se não for levada com a Graça de Deus leva à perdição, não se chega ao Céu.

Ajudai e ensinai os filhos a chegar ao Céu, a viverem na Graça de Deus!

Procurai conhecer e perceber o que é a Verdade e a Vida. A Fé assenta em Deus e na Verdade que nos revelou. É perceber onde está o Bem e onde está o Mal, é perceber o que é justo e verdadeiro fazer.

O filho cuida do pai idoso não porque é uma experiência enriquecedora, porque dá-lhe uma vida mais preenchida. Cuida primeiro porque é o que é justo e verdadeiro fazer, é ali nesse acto que está a Verdade e a Vida. É então a partir de esse acto de Verdade e de Vida que surge o Amor.
Assim deve ser a nossa relação com Deus. Como Nosso Senhor e Nosso Pai, somos servidores e filhos!

Pensai, procurai a Verdade e fazer as coisas segundo a Verdade, porque a tentação é grande de fazermos as coisas de certo modo quase egoísta: porque nos faz feliz, porque nos preenche e enriquece.

Paroquia Cucujaes disse...

Muito importante o seu comentário, vou partilha-lo num poster brevemente,
pois essa distinção entre Mal e Bem merece toda a nossa atenção "Fazer as coisas segundo a Verdade"
Sempre em Missão!