sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Outubro chegou abençoado....

HOJE SEXTA-FEIRA da semana XXVI

EVANGELHO Lc 10, 13-16
«Quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou»

Com este grave aviso, Jesus chamava a atenção das cidades que não tinham prestado atenção à pregação dos seus enviados; e chama-nos a nós a escutarmos todos aqueles que nos fazem chegar a mesma mensagem de salvação. É a sua própria mensagem que nos chega através dos seus mensageiros.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado os milagres que em vós se realizaram, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre a cinza. Assim, no dia do Juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sidónia do que para vós. E tu, Cafarnaum, serás elevada até ao céu? Até ao inferno é que descerás. Quem vos escuta, escuta-Me a Mim; e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim. Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».
Palavra da salvação.

Caríssimos este mes de outubro começou cheio de bençãos

Logo no dia um celebramos a memória de Santa Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja, que, entrando ainda muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux, na França, pela sua vida de inocência e simplicidade se tornou mestra da santidade em Cristo, ensinando o caminho da infância espiritual para atingir a perfeição cristã e pondo toda a sua mística solicitude ao serviço da salvação das almas e do fortalecimento da Igreja.
Terminou a sua vida terrena aos vinte e cinco anos de idade e morreu no dia 30 de Setembro.

Padroeira Universal das Missões
* Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços
* No Instituto Missionário da Consolata
* Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e nas Irmãs Missionárias Combonianas
* Na Sociedade Missionária da Boa Nova
* Nas Dioceses de Cabo Verde

No dia 2 de outubro - Memória dos santos Anjos da Guarda, que, especialmente chamados à contemplação do rosto de Deus, foram também enviados pelo Senhor em auxílio dos homens, para que os acompanhem e aconselhem com a sua invisível mas solícita presença.

O Anjos, criaturas puramente espirituais e dotadas de inteligência e vontade, servem a Deus e são seus mensageiros. Eles “
Veem constantemente a face de meu Pai que está no Céu” (Mt 18, 10). São “poderosos mensageiros, que cumprem as suas ordens” (Sl 103, 20). São encarregados por Deus de proteger a humanidade. O povo de Deus sempre sentiu o dever de corresponder à sua silenciosa e benévola companhia, honrando-os. Em 1615, entrou no Calendário romano a celebração que hoje lhes dedicamos.Memória dos santos Anjos da Guarda,

Dia 4 de outubro - Memória de São Francisco, que, depois de uma vida despreocupada, se converteu à vida evangélica em Assis, na Úmbria, região da Itália, encontrando Jesus Cristo especialmente nos pobres e tornando-se ele mesmo pobre ao serviço dos necessitados. Reuniu em comunidade consigo os Frades Menores, pregou o amor de Deus a todos nas suas caminhadas, inclusivamente na peregrinação à Terra Santa, mostrando com as suas palavras e atitudes o desejo de seguir a Cristo, e quis morrer deitado sobre a terra nua.

* Na Ordem Franciscana – S. Francisco de Assis, diácono, Fundador e Titular – Solenidade
* Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Seráfico Pai São Francisco de Assis, diácono – Solenidade
* Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (Montemor-o-Novo) – Aniversário da Dedicação da Igreja própria – Solenidade
* Na Ordem de São Domingos – S. Francisco de Assis – Festa

Hoje a 1ª Sexta feira do mês
Na tradição da Igreja, a primeira sexta-feira do mês é dedicada à meditação do mistério da entrega de Jesus na cruz, por nosso amor, tornando presente a memória da Sexta-Feira Santa. Não é recordar apenas a dor e o sofrimento, como se fosse um dia triste, mas sim o dia de celebrar o extremo do amor de Jesus por todos nós. Por isso, ao recordar este amor, também se vive de modo mais intenso a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
 A primeira sexta-feira é um dia particular, de uma grande profundidade e beleza. Centra o cristão no essencial da manifestação de Deus como Aquele que vem a nós, morre pelos nossos pecados e salva-nos pela sua cruz.


Sem comentários: