sexta-feira, 19 de outubro de 2018

U -Segunda letra da palavra Eucaristia -Unidade

Na semana passado iniciamos a partilhar de uma proposta resumida do livro "Ficai connosco Senhor" da XXII Semana Biblica Nacional em 2000"
"a proposta ajuda a re-descobrir a E-U-C-A-R-I-S-T-I-A como a maior riqueza da Igreja, o dom maior da Santíssima Trindade.
com a a primeira  letra da palavra Eucaristia  E - ENCARNAÇÃO

Esta semana é a letra U - UNIDADE

A Eucaristia é o Sacramento da Unidade. A celebração começa com esta entusiástica aclamação “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”. É significativo que o relato mais antigoda Ceia do Senhor (1 Cor 11,17-34), seja um veemente apelo a uma verdadeira união fraterna.
Toda a Eucaristia é um convite insistente aos discípulos de Cristo a trabalharem para a plena unidade entre eles, para assim responderem ao profundo desejo expresso por Cristo na ultima Ceia “para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estas em mim e Eu em Ti; Para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste” (Jo 17,20-21)
(…)
No Sermão da Montanha, Jesus avança com esta exigência: “se fores apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão, depois volta para apresentares a tua oferta” (Mat 5, 23-24)

Oração
“Olhai benignamente para o vosso povo
, Pai de misericórdia,
E derramai sobre ele os dons do Espirito Santo,
Para que cresça continuamente no amor da verdade
E procure construir, por palavras e obras,
A perfeita unidade dos cristãos.”

(Missal Rimano: pela unidade dos cristãos: pag 1207)

2 comentários:

francisco disse...

É bem verdade, não podemos esquecer como começa essa união: "como Tu, Pai, estas em mim e Eu em Ti; Para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste".

A oração é muito bonita nesse sentido. Procuremos o que nos ajuda a estar com Deus, seguir e conhecer a Sua vontade, acreditar no que nos revelou, para a partir dessa união surgir a união entre todos. Nunca esquecendo que na missa prestamos juntos, em Igreja, o culto a Deus, participamos juntos no Calvário no oferecimento do Sacrifício, juntos recebemos o alimento de Vida Eterna com o desejo do Céu.

Que a nossa união nos ajude uns aos outros a conhecer a Verdade, a viver na Graça de Deus, na Caridade e boas obras que nos santificam, para que sejamos dignos das promessas de Cristo e alcancemos um dia a salvação das nossas almas, entrando na felicidade eterna.

Paroquia Cucujaes disse...

Obrigada por nos ajudar nesta missão que é de todos.