domingo, 14 de outubro de 2018

Vaticano: Papa desafia Igreja a cruzar «novas fronteiras» ao encontro de todos, como São Paulo VI e Santo Óscar Romero

Vaticano: Papa desafia Igreja a cruzar «novas fronteiras» ao encontro de todos, como São Paulo VI e Santo Óscar Romero: Perante bispos de todo o mundo, Francisco destaca necessidade de deixar seguranças e riquezas para seguir Jesus Cristo

1 comentário:

francisco disse...

Do Papa Paulo VI é muito belo o «Credo do Povo de Deus» que solenemente e publicamente professou em 1968, indicando em que é que o Povo de Deus acredita.

Tem passagens muito bonitas, ditas com simplicidade e clareza. Ajudam à nossa edificação, para que não sigamos a lógica do mundo e possamos ser de verdade a Igreja-Esposa de Cristo e não apenas um grupo que se diz cristão.

Algumas passagens:
"bem sabemos que perturbações em relação à fé agitam hoje certos grupos de homens. Eles não escaparam à influência de um mundo que se está transformando profundamente e no qual tantas verdades são postas em discussão ou totalmente negadas."
...
" vemos que até alguns católicos se deixam dominar por uma espécie de sede de mudança e novidades. A Igreja, sem dúvida, julga ser de sua obrigação continuar sempre o seu esforço em penetrar mais e mais os insondáveis mistérios de Deus, ricos de tantos frutos de salvação para todos, e em apresentá-los ao mesmo tempo, de modo cada vez mais apto, às gerações que se sucedem. Mas é preciso juntamente empregar o máximo cuidado a fim de que, ao cumprir o necessário dever da investigação, não se destruam verdades da doutrina cristã. Se isto acontecesse ― e vemos dolorosamente como hoje de fato acontece ― iria causar perturbação e dúvida no espírito de muitos fiéis."
...
"hoje o seu humilde sucessor, Pastor da Igreja universal, em nome de todo o Povo de Deus, eleva a sua voz para dar firmíssimo testemunho da Verdade divina, que só foi confiada à Igreja para que ela anuncie a todas as nações"
...
"Cremos que a Missa, celebrada pelo sacerdote, que representa a pessoa de Cristo, em virtude do poder recebido no sacramento da Ordem, e oferecida por ele em nome de Cristo e dos membros do seu Corpo Místico, é realmente o Sacrifício do Calvário, que se torna sacramentalmente presente em nossos altares."
...
"Cremos que, como o Pão e o Vinho consagrados pelo Senhor, na última ceia, se converteram no seu Corpo e Sangue, que logo iam ser oferecidos por nós na Cruz; assim também o Pão e o Vinho consagrados pelo sacerdote se convertem no Corpo e Sangue de Cristo que assiste gloriosamente no céu."
...
"Cremos ainda que a misteriosa presença do Senhor, debaixo daquelas espécies que continuam aparecendo aos nossos sentidos do mesmo modo que antes, é uma presença verdadeira, real e substancial"
...
"Confessamos igualmente que o Reino de Deus, começado aqui na terra na Igreja de Cristo, "não é deste mundo" (cf. Jo 18, 36), "cuja figura passa" (cf. 1Cor 7, 31), e também que o seu crescimento próprio não pode ser confundido com o progresso da cultura humana ou das ciências e artes técnicas; mas consiste em conhecer, cada vez mais profundamente, as riquezas insondáveis de Cristo, em esperar sempre com maior firmeza os bens eternos, em responder mais ardentemente ao amor de Deus, enfim em difundir-se cada vez mais largamente a graça e a santidade entre os homens."