quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Caminhada Advento 2019 "TODOS AQUI NASCEMOS"

A recém-nomeada Equipa de Coordenação do Projeto para o triénio pastoral, centrado na iniciação ou reiniciação cristã, preparou uma proposta pastoral, para viver os tempos fortes que vão do Advento à Festa do Batismo do Senhor. “Todos aqui nascemos” é a ideia forte da caminhada, tendo em conta que “entre o Natal de Jesus e o Batismo cristão há realmente uma afinidade de raiz: ambos celebram o nascimento pelo qual todos somos dados à luz como filhos de Deus”. 
Em sintonia com o tema diocesano “como os ramos na videira” é sugerido que a árvore do Natal possa ser uma videira e que a luz da coroa do Advento e do tempo do Natal seja acesa a partir do círio pascal. Onde for possível, pode estabelecer-se alguma relação entre o Presépio e Batistério, respetivamente lugares do nascimento e do renascimento para uma vida nova. 

Do ponto de vista pastoral, trata-se de criar dinâmicas que ajudem a redescobrir a graça do Batismo, a partir de uma mistagogia dos ritos pré-batismais. 
Para a memória viva e para a redescoberta do Batismo são feitas várias propostas pessoais e pastorais, que ajudem a “nascer de novo neste natal”. 

O guião litúrgico com o desafio, as orações e as propostas para cada domingo, festa ou solenidade, é apenas um contributo para facilitar a ligação entre a liturgia e a vida da comunidade eclesial e a oração e a vivência em família. Em breve será disponibilizado em formato impresso o livreto desta caminhada.


Sem comentários: