terça-feira, 19 de abril de 2016

"Deus está contente!" - Peregrinação das crianças a Fátima


“Deus está contente com os vossos sacrifícios”, disse Nossa Senhora aos Pastorinhos a 13 de setembro de 1917. “De tudo o que puderdes, oferecei sacrifícios”, tinha sido já o desafio do Anjo em 1916. Nossa Senhora voltara a pedir-lhes orações e sacrifícios.
Um sacrifício é algo que exige esforço, coragem para deixar o que mais apetece para fazer o que é melhor. Fazer o bem, mesmo que isso nos custe. Pensar primeiro nos outros, antes de pensar em nós mesmos. E fazer disso uma oferta para Deus. Por isso, o maior sacrifício é o de Jesus, na cruz: Ele vive todo esse momento de dor oferecendo-se ao Pai, para nosso bem.
Deus fica contente quando oferecemos os nossos sacrifícios não porque goste de nos ver sofrer, mas porque, quando o fazemos, somos um pouco mais parecidos com Jesus, e fazemos com que um momento de dor seja um momento de amor. E quando amamos, Deus fica contente, porque nos criou para amar!
Os Pastorinhos amaram muito, sobretudo aqueles que mais precisavam de amor: os pecadores. E isso deixou Deus contente. Também Deus ama muito aqueles que mais precisam de se sentir amados, perdoados, acolhidos pela sua misericórdia.
Mas os sacrifícios não são a única forma de dar alegria a Deus. Quando rezamos e quando O adoramos, quando fazemos o bem e perdoamos, procuramos estar junto de Deus e junto dos irmãos, procuramos viver o mandamento do amor a Deus e aos outros, como Jesus nos ensinou, e isso faz com que Deus fique feliz. E tu, também queres deixar Deus contente?
É este o desafio para o mês de maio: fazeres tudo o que puderes para que Deus fique contente contigo

COMO FAZER?
1. Em cada semana há um desafio diferente: rezar, fazer um sacrifício ou uma boa ação, perdoar ou acolher o perdão, visitar “Jesus escondido”…Como os Pastorinhos fizeram.
2. Quando completas o desafio da semana, recorta um balão, sinal da festa que acontece no coração de Deus.
3. Depois, colocas esse balão, já bem colorido e com o registo do que fizeste, dentro da caixa do presente que vais levar para Fátima, para entregares na celebração da Missa, às 11h do dia 10 de junho, na Peregrinação Nacional das Crianças.


1a Semana: Oração
Nossa Senhora pediu muitas vezes aos Pastorinhos para rezarem o terço.
É tão bom podermos estar perto e falar com os nossos amigos! Quando rezamos estamos mais perto de Deus e falamos com Ele, e isso deixa Deus contente!
Ao longo da semana reza o terço: pode ser uma dezena em cada dia.
Quando terminares, recorta o balão da 1a semana, escreve nele o que rezaste.

2a Semana: Sacrifício
Nossa Senhora disse aos Pastorinhos que Deus estava contente com os sacrifícios deles.
É tão bom quando sabemos que alguém faz alguma coisa, mesmo que seja difícil, porque quer o nosso bem! É sinal de uma amizade muito grande! Quando fazemos um sacrifício, oferecendo-o a Deus pelo bem de alguém, Deus fica contente connosco!
Ao longo desta semana faz um sacrifício e oferece-o a Deus. Escreve no balão da 2a semana o sacrifício que fizeste.

3a Semana: Boa ação
Os Pastorinhos procuravam estar sempre atentos a todas as pessoas, ajudavam-nas e pediam por elas.
É tão bom sermos ajudados, sentirmos que querem o nosso bem!
Quando fazemos uma boa ação estamos a ser sinal do amor com que Deus quer chegar junto de cada um. Por isso, Ele fica contente connosco quando fazemos uma boa ação!
Ao longo desta semana está atento às pessoas que estão a teu lado e faz uma boa ação. Depois escreve no balão da 3a semana a boa ação que fizeste.

4a Semana: Perdão
Nossa Senhora pediu muitas vezes que se rezasse pelo fim da guerra. A paz é um dom muito grande, e para vivermos em paz uns com os outros precisamos de saber perdoar e pedir perdão…
É tão bom quando sabemos perdoar e pedir perdão! Deus fica tão contente quando o fazemos: estamos a viver o amor, e a construir a paz entre nós.
Ao longo desta semana tem atenção ao que fazes e dizes e, caso seja necessário, pede desculpa se alguma coisa não foi tão bem como devia ser. E se alguém te pedir desculpa, não hesites em perdoar. Se por acaso andares mais aborrecido com alguém, vai fazer as pazes. Escreve no balão da 4a semana o que fizeste e como te sentiste por perdoar ou acolher o perdão.

5a Semana: Visita a “Jesus escondido”
O Francisco gostava muito de ir fazer companhia a Jesus. Ia para a igreja e lá estava, em frente do sacrário, para estar mais perto de Jesus presente no Pão Consagrado.
Quando gostamos muito de alguém não nos custa nada estar ao pé dessa pessoa, conversar, escutar, contar as nossas coisas… Visitar Jesus no sacrário é sinal dessa grande amizade que nos une a Ele! Por isso Deus fica contente quando
damos um pouco do nosso tempo para estarmos com Ele!
Ao longo desta semana vai fazer uma visita a “Jesus escondido”, numa igreja. Depois escreve no balão da 5a semana o que viveste e sentiste nessa visita.

Nenhum comentário: