quinta-feira, 21 de abril de 2011

Homília de D. Clemente na Missa Crismal

"(...)
-Há porventura algum momento apostólico e evangelizador de Jesus que não parta do amor do Pai e pelo Pai, que acabará por nos incandescer a todos, no ardor do Espírito?

A evangelização parte da prece, para ser legítima e garantida
. E não precisamos de sair do 3.º Evangelho para o verificar sem margem de dúvida ou demora. – Perguntamo-nos tantas vezes sobre o modo e a capacidade de manifestarmos Jesus ao mundo, na verdade salutar que o seu nome já transporta (Jesus = Deus salva) … Mas é em oração que tal acontece, como primeiramente sucedeu no Jordão: “… tendo Jesus sido batizado também, e estando em oração, o Céu abriu-se e o Espírito desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz. ‘Tu és o meu Filho muito amado; em ti pus o meu encanto’” (Lc 3. 21-22).

Irmãos caríssimos: Nenhum de nós se pode convencer a si mesmo e muito menos aos outros desta verdade essencial de Jesus, como Filho muito amado de Deus, sem a revelação divina que a oração ocasiona. Aprendamo-lo de vez, que já perdemos demasiado tempo, pois ainda sucede que “quem não junta com Cristo, dispersa…” (cf. Lc 11, 23).
(...)"

Mais: Ecclesia

Sem comentários: