quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Encontros Regionais de responsáveis da Música Litúrgica -Diocese do Porto

propõe-se, no próximo ano pastoral, reativar o Serviço Diocesano de Música Litúrgica. Esta reativação insere-se bem na dinâmica apontada pelo Plano Pastoral para 2016-17: «Com Maria, renovai-vos nas fontes da alegria». A alegria do Evangelho canta-se. E o lugar, por excelência, deste canto, é a Liturgia da Igreja, seguindo o tom dado por Maria no seu Magnificat.

Este Serviço renovou na nossa Diocese a prática da música litúrgica nos anos do pós-Concílio Vaticano II. Criaram-se repertórios, instituíram-se coros, recuperou-se e ampliou-se o património organístico e, sobretudo, formaram-se organistas, diretores de coro e assembleia e outros agentes ministeriais da música litúrgica que, por sua vez, se multiplicaram em coros dinâmicos e assembleias participantes.

A renovação musical das nossas celebrações estimulou igual renovação noutros sectores ministeriais da Liturgia, como o dos Acólitos, Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão.

Pretende-se, agora, dar novo impulso a este serviço incorporando na Equipa Diocesana novos elementos com vontade e disponibilidade para corresponder aos desafios da nova situação cultural e eclesial.

Mas não queremos ir para o terreno de forma preconceituosa sem, pelo menos, tomar o pulso à realidade, sempre em mudança, da música litúrgica nas nossas assembleias. Por isso, propomo-nos contactar e ouvir as responsáveis pelos nossos coros: diretores, organistas, coordenadores…

Eis os encontros que estão agendados:

– 10 de Setembro, às 9h30: no Porto (Casa Diocesana de Vilar) para os responsáveis da música litúrgica das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral do Grande Porto

– 10 de Setembro, às 9h30: em Santo Tirso (Centro Paroquial) para os responsáveis da música litúrgica das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral Norte

– 17 de Setembro, às 9h30: em Penafiel (Centro Pastoral) para os responsáveis da música litúrgica das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral Nascente

– 17 de Setembro, às 9h30: e São João da Madeira (Salão Paroquial) para os responsáveis da música litúrgica das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral Sul.

Será a partir desta auscultação e em resposta às solicitações e necessidades que elaboraremos um primeiro plano de intervenção.

É importante que todos os que são efetivamente responsáveis neste sector compareçam e que não haja paróquias à margem deste processo. Para facilitar a preparação logística destes encontros pedimos aos interessados que façam uma pré-inscrição na hiperligação (link) que, de seguida, se apresenta: https://goo.gl/WRdkio

Auguramos a retoma do movimento de renovação litúrgico-musical que tão bons frutos deu na nossa Igreja Portucalense para a glória de Deus e a santificação dos homens.

Pelo S.D.L.

P.e João da Silva Peixoto
DP

Nenhum comentário: