quarta-feira, 14 de maio de 2008

Semana da Vida

No Domingo passado em que se celebrou o Pentecostes, foi também neste dia que se iniciou a "Semana da Vida", que decorrerá até ao próximo dia 18 de Maio.

Desde 1994 a Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal competente para a área da Família, organiza a Semana da Vida. Esta iniciativa vem na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, ao propor uma celebração que tenha por objectivo «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspectos da vida…» (EV 85).

O tema escolhido para este ano, foi "Vida com Esperança", à luz da Encíclica Spe Salvi, do Papa Bento XVI

Entre as esperanças humanas, todas limitadas, o Papa destaca o amor. Frágil em si mesmo, este pode ser salvo por Deus que, tendo-nos amado e amando-nos ainda agora e sempre, é a nossa única grande esperança.

Sabe-se que ciência pode contribuir muito para a humanização do mundo e dos povos, mas pode também destruir o Homem e o mundo, se não for orientada por forças que se encontram fora dela.

É preciso fazer todo o possível para diminuir o sofrimento e amenizar as dores. Estes deveres inserem-se nas exigências fundamentais da existência cristã e de cada vida verdadeiramente humana.

No próximo dia 15 de Maio, celebra-se o 14º Aniversário do Dia Internacional da Família, proclamado em Assembleia Geral das Nações Unidas pela resolução 47/237 de 20 de Setembro de 1993, destacando a importância das famílias como unidades básicas da sociedade. O Dia Internacional da Famíla promove a reflexão e a discussão acerca do conceito de família nas sociedades do mundo inteiro.

Como escreveu um adolescente do 9 ano da catequese "a minha família, é a coisa mais importante do mundo, sem ela eu não existiria, sem ela não conheceria todos as pessoas que amo e que me amam em especial Aquele meu Amigo! - Jesus!"

Sem comentários: