segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

«O que foi que levou a sentir o conflito como algo normal no mundo?»: Mensagem do papa para o Dia Mundial da Paz

«O que foi que levou a sentir o conflito como algo normal no mundo?»: Mensagem do papa para o Dia Mundial da Paz: A Igreja Católica em diálogo com a arte e o pensamento.

“A cultura do cuidado como percurso de paz” é o tema da mensagem para o 54.º Dia Mundial da Paz, que se assinala a 1 de janeiro, na qual o papa sublinha que os recursos gastos em armas «poderiam ser utilizados para prioridades mais significativas», pede medidas para garantir o acesso às vacinas contra a Covid-19 «a todos aqueles que são mais pobres e mais frágeis», e acentua que é imprescindível dar protagonismo às mulheres.

«O que foi que levou a sentir o conflito como algo normal no mundo? E, sobretudo, como converter o nosso coração e mudar a nossa mentalidade para procurar verdadeiramente a paz na solidariedade e na fraternidade?», questiona Francisco, que sugere que se tome a decisão «corajosa» de criar fundo mundial com o dinheiro gasto em despesas militares «para poder eliminar a fome e contribuir para o desenvolvimento dos países mais pobres».

Dois meses após a publicação da encíclica “Todos irmãos”, o papa lança um apelo ao mundo: «Não cedamos à tentação de nos desinteressarmos dos outros, especialmente dos mais frágeis, não nos habituemos a desviar o olhar, mas empenhemo-nos cada dia concretamente por «formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros».


Sem comentários: