segunda-feira, 30 de julho de 2018

Este é o momento favorável!

Ontem no final da Missa pessoas em pequenos grupos conversavam ...
e escutei;
 "tantas vez já ouvi esta parábola da multiplicação e nunca tinha reparado que foi uma criança que partilhou o pouco que tinha...ora se ela levava farnel é mais que certo que muitos adultos também..." 

"pensaram certamente: não vou dar aquilo que me faz falta, que se desenrasquem..." (risos)

" como tu fazes, que nunca partilhas nada"
" e tu, és como Filipe, só te preocupas com quanto vai custar..."

Depois lembrei-me:
"da  catequese sobre o Baptismo na fala com Nicodemos, depois da referência constante ao Espírito Santo,  (e neste domingo) a catequese sobre a Eucaristia. Estamos no ambiente da iniciação cristã."

e que o Evangelho de S. João vai acompanhar-nos nestes próximos Domingos,
e podes queres deixar essa preguiça de férias e disciplinar um pouco os teus momentos de interiorização, de vida espiritual!

Aqui Tens os 4 Evangelhos
Experimenta fazer download e levares no teu telemóvel podes ouvir junto ao mar, olhando as estrelas, enquanto caminhas, onde e quando quiseres

Deixo-te aqui o 1 Evangelho para ouvires (mastigares e saboreares como diz a minha amiga Rosita)


CEREdentoristas

2 comentários:

francisco disse...

É verdade, o milagre é de multiplicação dos pães e leva-nos a perceber a Eucaristia, como diz o catecismo 1335: "Os milagres da multiplicação dos pães, quando o Senhor disse a bênção, partiu e distribuiu os pães pelos seus discípulos para alimentar a multidão, prefiguram a superabundância deste pão único da sua Eucaristia".

Jesus pelo milagre de multiplicação que realiza mostra-nos que é realmente o Filho de Deus, "Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?" (Mc 4, 41), a Natureza criada por Deus obedece ao Filho de Deus, os milagres levam-nos a esta questão que Jesus colocou "E vós, quem dizeis que Eu sou?" (Mt 16, 15). Os milagres fazem-nos reconhecer Jesus como Pedro O reconheceu: "Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo."

Assim Jesus neste milagre da multiplicação eleva-nos da nossa necessidade natural de alimento para encontrarmos a necessidade sobrenatural do alimento divino. E porque conseguimos perceber a beleza dos bens eternos percebemos a importância de partilhar, como dizia a oração na missa:
"Deus, protetor dos que em Vós esperam, sem Vós nada tem valor, nada é santo. Multiplicai sobre nós a vossa misericórdia, para que, conduzidos por Vós, usemos de tal modo os bens temporais que possamos aderir desde já aos bens eternos".

À sua excelente partilha junto um desafio para o tempo de férias, cada um encontrar a resposta a estas duas questões:
- Quais são os bens eternos que são diferentes dos bens temporais?
- O que Jesus nos dá, mostra e ensina que não tínhamos e que só o Filho de Deus morrendo na Cruz e ressuscitando nos pode dar, mostrar e ensinar?

A resposta é simples e encontra-se na humildade, quando tivermos a resposta a estas questões é porque encontramos a Verdade e a Vida, ficamos depois com o desejo de seguir o Caminho para as viver e poder alcançar.

O milagre da multiplicação leva-nos à partilha, então partilho também um recurso maravilhoso para conhecer as Escrituras, a Catena Aurea que reúne os comentários das Escrituras feitas pelos Padres da Igreja:
http://hjg.com.ar/catena/c0.html

Paroquia Cucujaes disse...

Obrigada Francisco!
Vamos lançar o seu desafio na próxima semana.

Um Santo fim de Semana!
Paz e Bem!