sábado, 14 de abril de 2012

Baptismo de seis crianças do 3º ano da catequese


Hoje foi um dia muito importante para as seis crianças que celebraram o seu Baptismo,na Igreja e Cucujaes, com os seus pais e padrinhos e ainda os catequistas e os colegas da catequese.

A celebração começou com o sinal da cruz (significando que os que forem baptizados pertencem a Cristo),

As leituras da Palavra de Deus ((“A celebração da Palavra de Deus tem por finalidade despertar, antes da realização do mistério, a fé dos pais e padrinhos e das pessoas presentes, e alcançar o fruto do sacramento mediante a oração comum")

O diálogo entre o Celebrante e as crianças: A renúncia a Satanás e a profissão da nossa fé.(Não se trata de duas coisas distintas, mas de dois momentos de um acto único. São como que o verso e o reverso de uma mesma adesão a Jesus Cristo. Sendo o Baptismo o “sacramento da fé” a título muito especial, este momento da celebração adquire grande importância)

A água BATISMAL derramada na cabeça da criança enquanto o Celebrante pronuncia as palavras: “Eu te Baptizo em Nome do Pai do Filho e do Espírito (É o Pai que toma a iniciativa, salva e transforma o baptizado, por acção do Espírito derramado sobre o baptizado; Cristo é o ministro principal, é quem baptiza; o Espírito transforma e faz viver a vida Nova).

A unção com do Santo Oleo a imposição da mão e a unção do peito (Esta unção significa o Dom do Espírito Santo e anuncia a Confirmação. Ungir alguém significa que o Espírito o impregna, penetra em todo o seu ser. significando que a força de Cristo toma conta da pessoa)

A veste branca (“A veste branca simboliza que o Baptizado «se revestiu de Cristo (Gal 3, 27): ressuscitou com Cristo” (Catecismo, n.º 1243). O branco não é uma cor como qualquer outra: é símbolo da luz, a “cor de Deus”. Mais do que ser símbolo da inocência e pureza da criança baptizada, o branco aparece aqui como referência a Deus, à vida divina inaugurada no Baptismo)

A vela “A vela, acesa no círio pascal, significa que Cristo iluminou A criança. Em Cristo, os baptizados são «a luz do mundo» (Mt 5, 14)” (Catecismo, n.º 1243). O Baptismo, na tradição cristã, sempre foi entendido como “iluminação”, e os baptizados são convidados a viver como “filhos da luz”. Aos pais e padrinhos das crianças baptizadas se confia o encargo de velar por essa luz, para que as crianças vivam, de facto, como filhos da Luz

O Pai-nosso, que recorda que o novo cristão agora é filho de Deus e pode, como Jesus, chamá-lo de Pai.

"Te agradeço, ò Pai,
Porque escondeste estas coisas
aos sábios e aos grandes
e as revelaste aos pequeninos".

(Mt. 11, 25)

Sem comentários: