"Este espectáculo quer reviver, em movimento, palavra, e canto, a vida maravilhosa de S. Paulo.
À semelhança de Paulo temos que estar convictos da razão profunda da história e do futuro do homem - Jesus Cristo.
Jesus Cristo é o ponto de referência, é com Ele que se relaciona todo o nosso ser.
Só nesta medida poderemos também afirmar a força do nosso sentir «para mim viver é Cristo».
Portanto celebramos o poder da palavra, e da musica que nos move e nos comove, com S. Paulo,"(texto do programa)
"É este é o desafio de um cristão: ser fecundo na transmissão da fé" (Papa Francisco)
3 comentários:
"Mãe e mestra de todos os povos, a Igreja Universal foi fundada por Jesus Cristo, a fim de que todos, vindo no seu seio e no seu amor, através dos séculos, encontrem plenitude de vida mais elevada e penhor seguro de salvação. A esta Igreja, "coluna e fundamento da verdade" (cf. 1 Tm 3, 15), o seu Fundador santíssimo confiou uma dupla missão: de gerar filhos, e de os educar e dirigir, orientando, com solicitude materna, a vida dos indivíduos e dos povos, cuja alta dignidade ela sempre desveladamente respeitou e defendeu.
O cristianismo é, de fato, a realidade da união da terra com o céu, uma vez que assume o homem, na sua realidade concreta de espírito e matéria, inteligência e vontade, e o convida a elevar o pensamento, das condições mutáveis da vida terrena, até às alturas da vida eterna, onde gozará sem limites da plenitude da felicidade e da paz."
da Mater et Magistra do Papa São João XXIII
Esta dedicação e vontade de gerar os filhos para a Fé encontrei num livro maravilhoso do Monsenhor Álvaro Negromonte «Preparação para a primeira comunhão», pode-se ler aqui:
https://drive.google.com/file/d/1KrpHUba8l690aa0dD8ewxYkd6JeAUfcO/view
Partilho algumas passagens deste tesouro dedicado ao ensino das crianças, que é feito com amor e testemunho:
"O senso de Deus.
O que mais importa não é que a criança aprenda a definição de Deus - em termos abstratos - mas que:
- Tenha fé viva em Deus, seu Pai e Senhor;
- Saiba rezar, isto é, traduzir esta fé em atos de amor, de confiança no poder de Deus, no apelo a sua ajuda, no agradecimento a seus beneficios;
- Queira fazer a vontade de Deus: obedecer aos Mandamentos, conformar-se com o que Deus quer."
"não preparamos a criança para a primeira Comunhão, mas para a Comunhão. Não a preparamos para uma festa, mas para a vida eucarística, que só se encerrará com o Viático, e se perpetuará na Comunhão eterna! Nossa intenção é dar-lhe bases para a perseverança - na catequese e na vida cristã."
"é o que sabe e vive que realiza o verdadeiro cristão.
O verdadeiro cristão é aquele que crê conscientemente em Deus, em Cristo e na Santa Igreja, pratica os Mandamentos e recebe os Sacramentos, a fim de poder viver e crescer na Graça Divina. Formar esse cristão é a suma preocupação do catequista."
"antigamente a primeira educação religiosa era dada em família; mas hoje as crianças nos chegam com graves deficiências religiosas, às vezes sem saber o sinal da cruz e a Avé-Maria. De modo que o nosso primeiro trabalho não é ensinar-lhes fórmulas para que decorem, mas dar-lhes hábitos de vida cristã. Antes de ensinar-lhes orações, devemos ensiná-las a rezar. Antes da definição de Deus, demos-lhe uma noção pessoal de Deus Criador, grande e poderoso a quem pertence toda a nossa vida. E assim façamos da aula de Religião o motor de toda a sua vida, não apenas na classe na igreja, mas em toda parte e sempre."
"o essencial nesta preparação é dar à criança o desejo de comungar, porque a Comunhão é o alimento necessário à nossa vida cristã, a fonte da força que precisamos para conservar-nos em estado de graça ao longo de toda a nossa existência."
Este exemplo de amor e testemunho na transmissão da Fé encontramos também no livro «Deus ou nada» do Cardeal Robert Sarah, no exemplo dos padres missionários espiritanos, que foram para uma remota aldeia da Guiné levar a Fé, e cuja maior forma de transmissão da Fé era a vida de oração que seguiam, a dedicação e entrega que colocavam no que faziam (até dando a própria vida), e o seu caminhar na presença constante de Deus.
Obrigada Francisco(http://enxertadosnacruzdecristo.blogspot.pt/)Dou graças a Deus que o trouxe até aqui para nos ajudar na missão de filhos de Deus!
Obrigado, é uma alegria passar por aqui enquanto vou também aprendendo e partilhando.
Enviar um comentário