quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Estás convidado/a: Junta-te a nós!

Creio que conheces esta rede de oração, mas é sempre bom lembrar, pois muitos de nós, pouco mais pode fazer pelos nossos irmãos que sofrem, que rezar e saber que a minha oração se junta a milhões de outros irmãos porquê não unir-me a eles e ao Papa!


Cada mês, o Santo Padre confia à sua Rede Mundial de Oração (Apostolado da Oração) uma intenção de oração, intercalando-se entre uma intenção universal e uma intenção pela evangelização: Universal, com temáticas que apelam a todos os homens e mulheres de boa vontade, não só aos católicos;
pela Evangelização, mais centrada na vida da Igreja e na sua missão evangelizadora. A Rede Mundial de Oração do Papa divulga estas intenções e reza por elas. São cerca de 40 milhões de pessoas no mundo inteiro. Associar-se a esta família de todas as línguas e culturas é passar a fazer parte de uma rede mundial centrada no Coração de Jesus e unida pelas intenções de oração do Papa.

Qual o sentido desta oração?

Assumindo as propostas de oração do Santo Padre, somos chamados a viver a coerência entre a oração e a vida. Rezar é fundamental, mas deve transformar-nos, levando-nos a agir de acordo com a nossa oração. Rezar por estas intenções abre o nosso olhar e o nosso coração aos problemas do mundo, tornando nossas as alegrias e as esperanças, as dores e os sofrimentos de todos os nossos irmãos e irmãs. Fazê-lo como membro da Rede Mundial de Oração torna presente no nosso quotidiano a universalidade da Igreja. Por isso, se recomenda que esta oração diária seja vivida de forma particularmente intensa na primeira Sexta-feira de cada mês, quando se recorda a revelação do amor do Coração de Jesus por toda a humanidade. Nesse dia, para além da oração pessoal, recomenda-se a participação na Eucaristia, sempre que possível.

1 comentário:

francisco disse...

A primeira sexta-feira do mês é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus assim partilho também as orações deste dia:
Estão aqui na página 26, são o Acto de Desagravo ao Sagrado Coração de Jesus e o Acto de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus.

Estas orações dizem tanto à nossa sociedade, lembram-nos os "esquecimentos, friezas e desprezos dos Homens para com a infinita caridade de Jesus" e lembram "aqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade, não vos querendo como pastor e guia, ou, conculcando as promessas do baptismo, sacudiram o suavíssimo julgo da Vossa santa lei".

Para quem quiser reflectir e ler sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus deixo também a encíclica do Papa Pio XII sobre esta devoção.