quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Domingo do Palavra de Deus -26-01-2020

Como podes verificar pela imagem na Folha Paroquial desta semana diz:
- O Papa Francisco instituiu no 3º Domingo do Tempo Comum (próximo dia 26) o Domingo da Palavra de Deus. Iremos marcá-lo, nas Eucaristias com algo que nos lembre a Palavra de Deus é luz para os nossos caminhos. As pessoas deverão levar a Bíblia nesse dia para a Eucaristia (todos: Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos

O Logotipo deste Domingo
Representa uma cena bíblica muito conhecida: o caminho dos discípulos ao povoado de Emaus (cf. Lc 24, 13-35) a um certo momento Jesus Ressuscitado aproxima-se. O ícone evidencia múltiplos aspectos que convergem sobre o Domingo da Palavra de Deus. 
Pode-se notar, primeiramente, os personagens. Junto com Cristo que tem nas mãos o "rolo do Livro", isto é, a Sagrada Escritura que se realiza na sua pessoa, há dois discípulos: Cleofás, como descreve Lucas e, segundo alguns exegetas, sua esposa. Os rosto dos dois discípulos estão dirigidos ao Senhor para afirmar que Ele é a realização das promessas antigas e a Palavra viva que deve ser anunciada ao mundo.
Radio Vaticano

Foi
"Em setembro de 2019, o Papa Francisco divulgou a carta apostólica ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’) onde anuncia a instituição de um “Domingo da Palavra de Deus”, celebração anual nas comunidades católicas que visa promover a “familiaridade” com a Bíblia.


A Bíblia não pode ser património só de alguns e, menos ainda, uma coletânea de livros para poucos privilegiados”, escreve Francisco nesse documento, acrescentando que a celebração do Domingo da Palavra de Deus acontece em cada ano no III Domingo do Tempo Comum do calendário litúrgico, visando “a celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”.

Francisco pede, na referida Carta Apostólica, que a proclamação da palavra seja cuidada e sublinha a “grande responsabilidade” dos pastores em “explicar e fazer compreender a todos a Sagrada Escritura”.

O Papa escolheu o terceiro domingo do Tempo Comum por ele se situar na proximidade da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a qual se celebra entre 18 e 25 de janeiro.

“Este domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos Cristãos. Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecuménica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e solida”, escreve o Papa."


Subsídios catequese 

Sem comentários: