sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Solidariedade: Estudo alerta para impacto do envelhecimento na sociedade portuguesa

Solidariedade: Estudo alerta para impacto do envelhecimento na sociedade portuguesa
(...)
“O nosso grande problema é ser velho, ser doente e ser dependente”, acrescentou, observando que “ser doente é ter múltiplas doenças crónicas”, pelo que se exige formação “para dar resposta à multimorbilidade e dependência dos idosos”. 

 Outra dimensão “preocupante” identificada no estudo é o contexto sociofamiliar, porque já não existe “a ideia de famílias alargadas, onde idosos estariam inseridos”, levando a que muitos vivam sozinhos “ou acompanhados por uma pessoa com idade idêntica à sua”. 

 O investigador explicou que estudaram as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e os Centros de Dia com o objetivo “compreender e caraterizar” a dependência das pessoas cuidadas e “desenvolver um modelo de cuidados adequado a esta nova realidade”. 

 O professor universitário adiantou que estão a desenvolver um “modelo de cuidados”, adiantando que é preciso “reconsiderar o enquadramento legislativo”, os princípios que devem obedecer os “cuidados centrados na pessoa, no respeito, no autocuidado, na relação de apego e de suporto social”, o enquadramento organizacional, as necessidades das pessoas e os resultados a atingir.

Sem comentários: