sexta-feira, 2 de abril de 2021

Covid-19: Papa leva sofrimento das crianças na pandemia à Via-Sacra de Sexta-feira Santa


"A Igreja Católica evoca hoje a morte de Jesus, este ano com uma intenção especial pelos doentes, pelos defuntos e os que sofreram alguma perda por causa da pandemia. Este é um tempo de oração, penitência e jejum, no qual se recordam também as dores do mundo. E são tantas…
Num dos momentos mais marcantes deste dia, mediaticamente, o Papa vai presidir à Via-Sacra (20h00 em Lisboa) na Praça de São Pedro,(clica e podes ler a Via Sacra) com inéditas reflexões para cada estação, escritas por crianças. Também elas nos falam sobre os seus sofrimentos."

Covid-19: Papa leva sofrimento das crianças na pandemia à Via-Sacra de Sexta-feira Santa: Cidade do Vaticano, 02 abr 2021 (Ecclesia) – A Via-Sacra desta Sexta-feira Santa, no Vaticano, vai contar este ano com meditações de crianças italianas, que evocam problemas na escola e mortes provocadas pela pandemia de Covid-19.

“No último ano, não voltamos a visitar os nossos avós com a família; os meus pais dizem que é perigoso, poderíamos fazê-los adoecer de covid. Sinto falta deles! Tal como sinto falta das amigas de voleibol e do escutismo. Muitas vezes sinto-me sozinha”, refere um dos textos propostos para a celebração, que este ano decorre na Praça de São Pedro e não no Coliseu de Roma, à imagem do que aconteceu em 2020, devido às medidas sanitárias em vigor na Itália. 
mmm A preparação dos textos e desenhos para esta Via-Sacra envolveu 500 crianças e adolescentes da catequese da paróquia romana dos Santos Mártires de Uganda,;145 esceteiros do grupo Agesci de “Foligno I”, na Itália; 30 crianças e jovens da casa-família “Tetto Casal Fattoria”, em Roma; e oito crianças, entre os 3 e 8 anos de idade, da casa “Mater Divini Amoris”, também na capital italiana.

Sem comentários: