quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Vaticano: «Não se deve ter medo de escolher o caminho da adoção», pede Francisco aos católicos

Vaticano: «Não se deve ter medo de escolher o caminho da adoção», pede Francisco aos católicos: Francisco recordou as crianças que, em todo o mundo, “estão à espera de alguém que cuide delas”, alertando para o “egoísmo” de muitas pessoas que levou a um “inverno demográfico”. 

 “Cães e gatos ocupam o lugar dos filhos”, lamentou, rezando para que se “despertem as consciências”. 

 “Ter filhos é sempre um risco, sejam naturais, sejam adotivos, mas o maior risco é não os ter, negar a paternidade, negar a maternidade”, prosseguiu.

 O Papa considerou que “renegar a maternidade e a paternidade” diminui o ser humano e a sociedade, que perdem essa “riqueza”.

“Espero que as instituições estejam sempre prontas a ajudar neste sentido, controlando seriamente, mas também simplificando o procedimento necessário para que se possa tornar realidade o sonho de tantos pequeninos, que precisam de uma família, e de tantos cônjuges, que desejam entregar-se com amor”, desejou.
Quantos cônjug
es desejam ser pais e mães mas não o conseguem por razões biológicas; ou, embora já tenham filhos, querem partilhar o afeto familiar com quantos não o têm”. 

Numa catequese que se centrou na figura de São José como “pai adotivo” de Jesus, Francisco rezou para que ninguém se sinta sem “um vínculo de amor paterno”.

Sem comentários: