sábado, 25 de fevereiro de 2023

1º Domingo da Quaresma | 26 de fevereiro 2023 ATREVE-TE A SEGUI-LO

"1º Domingo da Quaresma | 26 de fevereiro 

A agonia de Jesus no Monte da Oliveiras 

 Bíblica “Minha alma está triste até a morte. Permanecei aqui e vigiai.” – Marcos 14, 34 

Meditação 
No momento de maior angústia e desespero, o grito de Jesus dirige-Se ao Pai, sabe que Lhe esperam momentos difíceis. Ele refugia-se com humildade e confiança junto de Deus. É uma confiança que nasce do estar continuamente voltado para o Pai, em todas as circunstâncias da vida.
 
A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras é uma oportunidade para contemplarmos o Deus Santo, que Se revela sobretudo nos momentos difíceis e dolorosos da vida: é o Deus Compassivo, capaz de despertar nos corações atribulados uma confiança inabalável. 

Quantas “agonias”, na nossa vida e nas vidas de tantos! 
Como vivo os momentos dolorosos? 
Deixo que o desespero me invada? 
Será que nada faz sentido?
Onde parar? 
Onde procurar conforto e paz? 

Oração 
Senhor, que em Jesus nos revelas o sentido profundo de uma dor vivida em união contigo, concede-nos, por intercessão de Maria, vivermos com confiança e liberdade os momentos dolorosos da nossa vida. Ámen. "

Desafio: Reza o terço pela paz no mundo e pela conversão dos pecadores (Pedido de Maria aos Pastorinhos)  e participa da Santa Missa 

"Missa torna presente o sacrifício da cruz; não é mais um, nem o multiplica.(16) O que se repete é a celebração memorial, a « exposição memorial » (memorialis demonstratio),(17) de modo que o único e definitivo sacrifício redentor de Cristo se atualiza incessantemente no tempo. Portanto, a natureza sacrificial do mistério eucarístico não pode ser entendida como algo isolado, independente da cruz ou com uma referência apenas indireta ao sacrifício do Calvário.

« Se hoje Cristo é teu, Ele ressuscita para ti cada dia ».(20) Por sua vez, S. Cirilo de Alexandria sublinhava que a participação nos santos mistérios « é uma verdadeira confissão e recordação de que o Senhor morreu e voltou à vida por nós e em nosso favor ».(21)

Sem comentários: