terça-feira, 26 de setembro de 2023

CATEQUESE FAMILIAR 1º ANO


INTRODUÇÃO

No primeiro bloco deste 1º Catecismo, do início do ano pastoral até ao Natal, as crianças serão levadas a descobrir que são chamadas por Jesus para a catequese. 


Assim as primeiras catequeses são essencialmente de descoberta: 

• da existência de Jesus e, por meio dele, de Deus como Amigo e Criador, que cuida de nós e nos faz crescer, nos fala através dos sacerdotes, das leituras da Bíblia e dos catequistas;


 • dos vários espaços em que vive e se movimenta, do grupo dos seus amigos, da comunidade cristã que as acolhe e na qual são convidadas a integrar-se.


Nas últimas catequeses deste bloco, as crianças descobrem Maria como a escolhida por Deus para ser Mãe de Jesus. 

Ela acolhe, na Anunciação, o dom de Deus: ser Mãe do seu Filho Jesus.


 No seguimento disto, as crianças são iniciadas na descoberta do verdadeiro sentido do Natal. 


OS PAIS EM CASA PREPARAM com a ajuda das crianças UM CANTINHO DE ORAÇÃO

O cantinho da oração será um local escolhido em casa onde a família se reúne  para fazer a catequese e rezar.

 Sugerimos que nesse espaço (mesa, mesa de cabeceira, aparador etc) coloque se possível, uma cruz, ou uma imagem de Jesus, uma vela, uma imagem de Nossa Senhora e a Bíblia. 


E por que somos filhos de Deus iniciamos sempre a catequese ou oração benzendo:

 Em nome do Pai, (†) do Filho e do Espírito Santo.


Na nossa catequese familiar, vamos descobrir que Deus tem um projeto do qual nós fazemos parte. Cada um de nós tem um papel a desempenhar nesse extraordinário projeto de Deus. E, tal como nós, seres humanos, quando queremos executar um projeto (como, por exemplo, construir uma casa), temos de nos sentar e calcular objetivos, materiais, custos, todas as coisas necessárias, as pessoas a quem vamos pedir ajuda e o tempo que precisamos, assim também o projeto de Deus requer pessoas, tempos e lugares próprios.


CATEQUESE 1 JÁ VOU À CATEQUESE 

Este primeiro tema é uma introdução e procura apenas motivar a criança para a frequência da catequese. 

A tónica deve estar no acolhimento que o catequista faz, tanto aos pais como às crianças do grupo, assim como no acolhimento que crianças e pais já receberam, ou irão receber na comunidade paroquial.

 

Uma oportunidade para apresentar a catequese como um encontro com Jesus, numa primeira descoberta, ou na continuidade com o que a criança já tenha recebido na família 


Aqui, Jesus é  apresentado como um grande Amigo que vão aprender a conhecer (ou conhecer melhor) na catequese. 

CATEQUESE 2  TENHO MAIS AMIGOS


 Esta segunda catequese apresenta a importância que os amigos têm na nossa vida, levando as crianças à descoberta de duas realidades: a importância da amizade na nossa vida e o conhecimento de Jesus como o maior amigo que temos. 


Para os pais também é importante entenderem (ou talvez descobrirem) que toda a inclinação humana para a amizade tem a sua origem em Deus, que nos criou à sua imagem e que é fonte de todo o amor e de toda a amizade. 

Talvez também seja para os pais uma descoberta (ou redescoberta) de que Jesus é o maior amigo que podemos ter.

(A CATEQUESE 3 É A FESTA DO ACOLHIMENTO não se faz)


CATEQUESE 4 VISITAMOS A CASA DE DEUS 


Esta catequese tem muita importância para a criança, porque vai permitir-lhe familiarizar-se com a igreja, a casa onde nos reunimos como filhos de Deus. 


Para muitos  pais pode ser a ocasião de entenderem a razão de ser de espaços e objetos e de despertar o seu interesse para os conhecerem melhor. 

Muitas pessoas dizem-se cristãs com base num conceito de fé mais ou menos vago, já que nasceram e cresceram numa sociedade que está cheia de influências e símbolos cristãos e cuja cultura é fortemente marcada pelo cristianismo. 


Para muitos pais nessa situação será uma oportunidade de se interrogarem acerca da sua relação com Deus e com a comunidade que se reúne na igreja paroquial. 


Nesta visita à igreja, além de conhecerem o espaço físico, as crianças terão de compreender, mais pela atitude dos adultos do que pelas palavras que possam ouvir, que a igreja é um lugar especial, onde se está com respeito, mas também um lugar acolhedor, onde nos sentimos “em casa”, porque é onde nos encontramos com Jesus e muitos amigos. 


Recordar o dia do Batismo junto ao batistério. O Sacramento do  Batismo é como uma semente introduzida no coração do homem – se essa semente nunca for cuidada, como poderá nascer uma árvore frondosa? Como poderá dar frutos?

 

Na Igreja aprendemos a escutar o Evangelho e a realizá-lo na nossa vida, para garantia de que o baptismo dará muito fruto e nos proporcionará a vida eterna, esse dom de Deus marcado com o selo da sua misericórdia e bondade.


CATEQUESE 5- DEUS CRIA TUDO PARA NÓS

Esta catequese incide no reconhecimento de Deus como origem de toda a existência e de toda a vida. 

Atualmente não é um tema fácil de abordar com adultos, tendo em conta as diversas teorias que a ciência tem vindo a desenvolver.

 

O que diz o Catecismo da Igreja Católica: «Não se trata de saber quando e como surgiu materialmente o cosmos, nem quando é que apareceu o homem; mas, sobretudo, de descobrir qual o sentido de tal origem, se foi determinado pelo acaso, por um destino cego ou uma fatalidade anónima, ou, antes, por um Ser transcendente, inteligente e bom, chamado Deus.» (nº284) 


No que respeita às crianças, é bastante mais fácil esta apresentação de Deus como autor de tudo o que existe, assim como a admiração e o louvor que surgem diante da grandeza e da beleza do mundo criado por Deus. 


CATEQUESE 6 - DEUS FAZ-NOS CRESCER 

Esta catequese centra-se na realidade do crescimento que é inerente a todos os seres vivos e assume na humanidade características muito especiais, já que não só devemos crescer durante toda a vida, como somos também chamados a fazer crescer aquilo que nos rodeia e os outros. 


Os pais têm aí um papel muito próprio a desempenhar: compete- -lhes a eles ajudar os filhos a crescer, em todas as dimensões; mas também o facto de os “deixarem” crescer, desenvolvendo as suas personalidades e ganhando progressivamente autonomia. 


Para as crianças, desejosas de crescer, será importante perceberem que essa força de crescimento vem de Deus e que também elas podem contribuir para preservar o crescimento à sua volta. 


CATEQUESE 7 - CHAMA-SE MARIA 

Aproximando-se já o Natal, vamos dar a conhecer às crianças a Mãe do grande Amigo Jesus, cujo nascimento estamos quase a celebrar. 


O relato da Anunciação, tal como São Lucas o descreve, tem todos os ingredientes para reter a atenção da criança e a fazer contemplar a maravilha do amor de Deus que vem ter connosco e se faz um de nós. 

Mas também para a levar a compreender que a Mãe de Jesus também nos ama como seus filhos e que pode falar com ela com as mesmas palavras do anjo, já que se começa a ensinar a Ave-Maria.


Para os pais será ainda uma oportunidade de encontrarem (ou reencontrarem) a familiaridade com a mulher mais extraordinária e, ao mesmo tempo mais simples, da história da humanidade, totalmente entregue à vontade de Deus, que trouxe dentro de si Deus feito Homem e contribuiu para o seu crescimento humano.


Sem comentários: