terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

" Quaresma é um caminho rumo a Jesus Ressuscitado" - prepara-te para o caminho

(...) A Quaresma foi instituída na Igreja como tempo de preparação para a Páscoa, e, portanto, todo o


sentido deste período de quarenta dias adquire luz do mistério pascal para o qual está orientado. 

Podemos imaginar o Senhor Ressuscitado que nos chama a sair das nossas trevas, e nós caminhamos rumo a Ele, que é a Luz. E a Quaresma é um caminho rumo a Jesus Ressuscitado, um período de penitência e até de mortificação, contudo não é um fim em si mes mo, mas visa levar-nos a ressuscitar em Cristo, a renovar a nossa identidade batismal, ou seja, a nascer novamente «do alto», do amor de Deus (cf. Jo 3, 3).

 Eis por que motivo, por sua natureza, a Quaresma é tempo de esperança” (Ib.). E acentuava então o Papa Francisco: “o êxodo quaresmal é o caminho em que a própria esperança se forma. O esforço de atravessar o deserto — todas as provas, as tentações, as ilusões, as miragens... — tudo isto serve para forjar uma esperança forte, firme, segundo o modelo da Virgem Maria que, no meio das trevas da paixão e da morte do seu Filho, continuou a acreditar e a esperar na sua Ressurreição, na vitória do amor de Deus” (Ib.). 

 Posteriormente, na sua Mensagem para a Quaresma de 2021, o Papa Francisco associava a virtude teologal da esperança à paciência de Deus, ao dom do perdão, à graça da reconciliação, temas tão caros aos três Evangelhos Dominicais, no coração da Quaresma (3.º, 4.º e 5.º Domingo). Como sabemos, a Quaresma do ciclo C desenvolve-se, em perspetiva eminentemente penitencial, mas sempre e simultaneamente um caminho pascal. 

 Continua atual a advertência do Papa Francisco: “Há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa» (EG 6). Não deixemos que se extinga a esperança da Páscoa! Sem ela a vida torna-se árida, insuportável, sem sentido.

 Cristo ressuscitado e glorioso é a fonte profunda da nossa esperança viva. “Não fiquemos à margem desta esperança viva” (cf. EG 278)!

IN livrete da caminhada do diocese porto

Sem comentários: