Aproxima-se o encerramento do Ano Santo da Misericórdia...
E hoje olhamos com mais atenção para o logotipo deste Ano Santo da Misericórdia, o que me diz?
Recordemos que: "A simplicidade que caracteriza os ícones não deixa lugar a representações supérfluas, apenas permite a inclusão dos elementos essenciais para uma percepção religiosa dos textos sagrados, mas através de imagens."
Recordemos que: "A simplicidade que caracteriza os ícones não deixa lugar a representações supérfluas, apenas permite a inclusão dos elementos essenciais para uma percepção religiosa dos textos sagrados, mas através de imagens."
Assim reproduzimos o texto que acompanha a imagem no site do Ano Santo para também refletir.
"O logotipo e o lema colocados juntos oferecem uma feliz síntese do Ano jubilar. O lema Misericordiosos como o Pai (retirado do Evangelho de Lucas, 6,36) propõe viver a misericórdia no exemplo do Pai que pede para não julgar e não condenar, mas perdoar e dar amor e perdão sem medida (cfr. Lc 6,37-38).
"O logotipo e o lema colocados juntos oferecem uma feliz síntese do Ano jubilar. O lema Misericordiosos como o Pai (retirado do Evangelho de Lucas, 6,36) propõe viver a misericórdia no exemplo do Pai que pede para não julgar e não condenar, mas perdoar e dar amor e perdão sem medida (cfr. Lc 6,37-38).
O logotipo – obra do Padre jesuíta Marko I. Rupnik – apresenta-se como uma pequena suma teológica do tema da misericórdia.
Mostra, na verdade, o Filho que carrega aos seus ombros o homem perdido, recuperando uma imagem muito querida da Igreja primitiva, porque indica o amor de Cristo que realiza o mistério da sua encarnação com a redenção.
O desenho é feito de tal forma que realça o Bom Pastor que toca profundamente a carne do homem, e o faz com tal amor capaz de lhe mudar a vida.
Além disso, um detalhe não é esquecido: o Bom Pastor com extrema misericórdia carrega sobre si a humanidade, mas os seus olhos confundem-se com os do homem. Cristo vê com os olhos de Adão e este com os olhos de Cristo. Cada homem descobre assim em Cristo, novo Adão, a própria humanidade e o futuro que o espera, contemplando no Seu olhar o amor do Pai.
A cena é colocada dentro da amêndoa, também esta figura cara da iconografia antiga e medieval que recorda a presença das duas naturezas, divina e humana, em Cristo.
As três ovais concêntricas, de cor progressivamente mais clara para o exterior, sugerem o movimento de Cristo que conduz o homem para fora da noite do pecado e da morte.
Por outro lado, a profundidade da cor mais escura também sugere o mistério do amor do Pai que tudo perdoa.