É minha companhia diária fiz download da Via Sacra com Maria para o meu telemóvel e caminho rezando com fones nos ouvidos.
O meu coração encheu-se de paz e louvor, e gratidão- "ninguém tem maior amor..."deixo-te aqui o link e ficheiro
Santa Quaresma! Passo a rezar
"A Via-Sacra faz parte das tradições mais acarinhadas pelos católicos, sobretudo durante a quaresma. É um exercício espiritual – e, em alguns casos, também físico – que ajuda quem o faz a reviver a paixão e morte do Senhor Jesus, acompanhando Aquele que deu a vida pela humanidade e aprendendo d’Ele o “caminho da cruz”, o caminho de todos os homens e mulheres, mais ainda de todos os cristãos.
Susana Arrais e João Chaves dão voz e sentimento a esta Via-Sacra surpreendente. Em cada estação é Maria, a Mãe de Jesus, quem toma a palavra... e é imensa a dor desta Mulher trespassada pelos sofrimentos do seu Filho.
Maria é a imagem viva de todas as mães dolorosamente marcadas pelas dores dos seus filhos e filhas. Vais querer fazer com ela este “caminho da cruz”... que não te vai deixar indiferente."
Quarentena não é tempo de individualismo, é tempo de ternura, empatia, solidariedade com os que sofrem, união íntima com o Pai de todos e cada um.
Quaresma é tudo isso num processo de conversão social, cultural, ecológico e eclesial, pascal.Voltamos às raízes do cristianismo: o alicerce da Igreja é a família.Proponho uma celebração dominical em família que foi publicada pelo Secretariado Nacional de Pastoral da Cultura (SNPC)em npcultura.org
A oração pode ser feita à volta da mesa onde normalmente se parte o pão e se partilham momentos em comum, ou no local da casa que se considere ser mais adequado. Em todo o caso, seria conveniente que o espaço fosse preparado com sinais simples que ajudem à oração – um crucifixo, uma toalha, uma vela, um Evangelho. Se houver mais do que uma pessoa, a mãe ou o pai podem orientar o momento celebrativo, mas todos devem participar ativamente." Mais
As Edições Salesianas também disponibilizam material para em família poderes fazer deste III Domingo da Quaresma um dia de oração em familia inesquecivel
"Agradeço que dentro das vossas relações comuniquem o seguinte:
A partir de amanhã inclusive não haverá as Missas até tempo indeterminado,;
Os funerais serão celebrados apenas com os familiares mais próximos e numa oração breve.
O Pároco celebrará à semana a Missa sem participação do povo nos locais e horas do costume, PELAS INTENÇÕES
MARCADAS.
Ao domingo não haverá nas capelas qualquer celebração.
Ao sábado às ,18 na igreja e ao domingo às 8
o Pároco celebrará na igreja MAS SEM POVO pelas intenções marcadas.
Os funerais serão celebrados apenas com os familiares mais próximos.
Os batismos serão na igreja as 11.30 h com reduzido número de participantes.
Estas orientações acabam de ser dadas pelo Vigário da Vara.
Abraço amigo
P. Artur"
O Papa Francisco continua a nos acompanhar neste momento difícil com a missa na capela da Casa Santa Marta dedicada ao Espírito Santo. É a quarta celebração eucarística via streaming (VÍDEO INTEGRAL). Esta manhã, na sua introdução, convidou a rezar em especial pelas autoridades.
Continuamos a rezar juntos, neste momento de pandemia, pelos doentes, pelos familiares, pelos pais com as crianças em casa… mas, sobretudo, eu gostaria de pedir a vocês que rezem pelas autoridades: eles devem decidir e muitas vezes decidir medidas que não agradam o povo. Mas é pelo nosso bem. E muitas vezes, a autoridade se sente sozinha. Rezemos pelos nossos governantes que devem tomar a decisão sobre esses medidas: que se sintam acompanhados pela oração do povo.
Comentando o Evangelho do dia do rico opulente e do pobre Lázaro (Lc 16,19-31), o Papa exortou a não ser indiferente ao drama daqueles que, sobretudo as crianças, sofrem a fome ou fogem das guerras e encontram diante de si somente muros. Eis o texto da homilia transcrita pelo Vatican News:
Esta narração de Jesus é muito clara; pode parecer uma narração para crianças: é muito simples. Jesus quer nos indicar com isso não só uma história, mas a possibilidade de que toda a humanidade viva assim, que todos nós vivamos assim. Dois homens, um satisfeito, que sabia se vestir bem, talvez buscasse os grandes estilistas da época para se vestir; usava roupas de púrpura e linho finíssimo. E depois vivia bem, pois todos os dias oferecia esplêndidos banquetes. Ele era feliz assim. Não tinha preocupações, tomava precauções, talvez alguma pílula contra o colesterol para os banquetes, mas assim a vida ia bem. Estava tranquilo.
À sua porta havia um pobre: se chamava Lázaro. Ele sabia que o pobre estava ali: ele o sabia. Mas lhe parecia natural: “Eu vivo bem e ele… mas assim é a vida, que se vire”. No máximo, talvez – o Evangelho não diz – às vezes dava alguma coisa, algumas migalhas. E assim a vida dessas duas pessoas passou. Ambos passaram pela Lei de todos nós: morrer. Morreu o rico e morreu Lázaro. O Evangelho diz que Lázaro foi levado ao Céu, ao lado de Abraão… Do rico diz somente: foi enterrado. Ponto. E acaba.
Há duas coisas que impressionam: o fato de que o rico soubesse que havia este pobre e que soubesse o seu nome, Lázaro. Mas não importava, lhe parecia natural. O rico talvez fizesse também os seus negócios que, no final, iam contra os pobres. Conhecia bem claramente, era informado sobre esta realidade. E a segunda coisa que me impressiona muito é a palavra “grande abismo” que Abraão diz ao rico. “Entre nós há um grande abismo, não podemos comunicar; não podemos passar de uma parte a outra”. É o mesmo abismo que na vida havia entre o rico e Lázaro: o abismo não começou lá, o abismo começou aqui.
Pensei no qual seria o drama deste homem: o drama de ser muito, muito informado, mas com o coração fechado. As informações deste homem rico não chegavam ao coração, não sabia se comover, não podia se comover diante do drama dos outros. Nem mesmo chamar um dos jovens que serviam o banquete e dizer “leve isto, aquilo a ele…”. O drama da informação que não chega ao coração. Isso acontece também a nós. Todos nós o sabemos, porque vimos no telejornal, vimos nos jornais quantas crianças sofrem a fome hoje no mundo; quantas crianças não têm os remédios necessários; quantas crianças não podem ir à escola. Continentes com este drama: nós o sabemos. Pobrezinhos….e continuamos. Esta informação não chega ao coração e muitos de nós, muitos grupos de homens e mulheres vivem este distanciamento entre aquilo que pensam, aquilo que sabem e aquilo que ouvem: o coração está separado da mente. São indiferentes. Assim como o rico era indiferente à dor do Lázaro. Há um abismo da indiferença.
Em Lampedusa, quando fui pela primeira vez, me veio esta palavra: a globalização da indiferença. Talvez nós hoje aqui em Roma estamos preocupados porque “parece que as lojas estão fechadas, eu tenho que comprar isto, e parece que não posso passear todos os dias, e parece que…”: preocupados com as minhas coisas. E esquecemos das crianças famintas, esquecemos daquela pobre gente que nos confins dos países buscam a liberdade, aqueles migrantes forçados que fogem da fome e da guerra e encontram somente um muro, um muro feito de ferro, um muro de arame farpado, mas um muro que não os deixa passar. Sabemos que isto existe, mas não chega ao coração… Nós vivemos na indiferença: a indiferença é este drama de estar bem informado, mas não sentir a realidade dos outros. Este é o abismo: o abismo da indiferença.
Depois há outra coisa que impressiona. Aqui sabemos o nome do pobre. A gente sabe. Lázaro. Também o rico sabia, porque quando estava nos ínferos pede a Abraão que envie Lázaro. Ali o reconheceu: “Manda-me ele”. Mas não sabemos o nome do rico. O Evangelho não diz como se chamava este senhor. Não tinha nome. Tinha perdido o nome: havia somente os adjetivos da sua vida. Rico, poderoso… muitos adjetivos. Isso é o que o egoísmo provoca em nós: faz perder a nossa identidade real, o nosso nome, e somente nos leva a avaliar os adjetivos. A mundanidade nos ajuda nisto. Caímos na cultura dos adjetivos, onde o seu valor é aquilo que possui, aquilo que pode… Mas não “qual o seu nome?”: perdeu o nome. A indiferença leva a isto. Perder o nome. Somos somente os ricos, somos isto, somos aquilo. Somos os adjetivos.
Peçamos hoje ao Senhor a graça de não cair na indiferença, a graça de que todas as informações das dores humanas que temos cheguem ao coração e nos movam a fazer algo pelos outros. VatinNews.va
Catequese será suspensa onde houver escolas encerradas, indica D. Manuel Clemente Foto: Lusa Lisboa, 11 mar 2020 (Ecclesia)
– O cardeal-patriarca de Lisboa publicou hoje uma nota sobre a situação provocada pela difusão do Covid-19, pedindo que as paróquias sigam as recomendações das autoridades, neste campo.
“Como cidadãos, devemos atender a todas as indicações das autoridades sanitárias e civis, para prevenir situações de risco”, escreve D. Manuel Clemente. O responsável católico destaca, em particular, que as vigararias (conjunto de paróquias) devem seguir “as determinações das autoridades nacionais e concelhias sobre espaços públicos e eventos em geral”.
“Onde se encerrarem escolas, devem suspender-se as catequeses e outras ações pastorais que envolvam grupos mais numerosos”, precisa.
“São de adiar as celebrações penitenciais com confissões e não se deve recorrer à absolvição geral”, prossegue D. Manuel Clemente.
A nota alude ainda às visitas a estabelecimentos de saúde e prisionais, bem como a lares e residências. “Quanto às celebrações em templos, também se seguirão prudentemente as diretivas das autoridades”, indica o cardeal-patriarca de Lisboa.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) recorda que o organismo já deixou indicações, para esta situação, “designadamente quanto à comunhão na mão e à omissão do abraço da paz e da água benta nas respetivas pias”.
“Igualmente, outras que têm sido dadas sobre não beijar imagens e a maior distância e resguardo na administração da reconciliação sacramental”, acrescenta. D. Manuel Clemente pede que os católicos vivam o atual momento “com fé no Deus da vida, que nunca abandona ninguém, sobretudo nas ocasiões mais difíceis”.
Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa pede «prudência» nos espaços de celebração.
“Esta proximidade tem que se manter e até tem que se intensificar para podermos cuidar mais uns dos outros, como diz o Papa Francisco”
O apelo em entrevista ao Vatican News é do padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa no contexto da nota que o conselho permanente daquele organismo divulgou no passado dia 2 de março em Fátima com medidas concretas para prevenir contágios com o novo coronavírus.
“Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a comunhão na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”, refere o documento.
“São recomendações que não têm o caráter obrigatório da lei, mas espera-se que sejam seguidas para o bem de todos, para a saúde pública”, sublinha o padre Manuel Barbosa ao portal da Santa Sé que diz tratar-se de “gestos simples, de precaução, mas tudo junto ajuda-nos a cuidar de um bem que é de todos, que é a saúde”.
O secretário e porta-voz da CEP reafirma ainda que é preciso “seguir estritamente as indicações e normas” da Organização Mundial da Saúde, e, no caso português, da Direção Geral de Saúde, e deixa um desafio: “Temos de ter precaução, mas também com toda a serenidade, com toda a tranquilidade enfrentar a situação, que é grave, naturalmente”.
Deve estender as duas mãos, fazendo “da mão esquerda um trono para a mão direita, dado que esta deve receber o Rei”. Na prática, deve aconselhar-se o contrário aos fiéis: a mão esquerda sobre a direita, para que depois peguem facilmente na hóstia com a mão direita e a levem à boca» (Congregação do Culto Divino, Notificação acerca da Comunhão na mão, de 03/04/1985, n. 1 e nota 4; EDREL 2981).
O texto dos Padres da Igreja tinha em conta que o pão, nesse tempo, era um pedaço grande, daquele pão
que os fiéis tinham trazido de suas casas, cozido nos seus fornos, igual àquele que eles próprios comiam às refeições, e que, depois de consagrado, na altura da comunhão, se punha directamente na mão direita do fiel, com a qual ele o levava à boca e o comia pouco a pouco.
Hoje deve fazer-se ao contrário, ou seja, deve pôr-se a mão esquerda sobre a direita, porque sendo o pão muito fino (hóstia pequena e pouco espessa), implica que, para o levar à boca, se lhe pegue com os dedos polegar e indicador da mão direita. É essa dificuldade prática que leva a Congregação a dizer que, na prática, é a mão esquerda que se põe sobre a direita, para que, depositada a hóstia na mão esquerda, a direita fique livre para lhe pegar e a levar à
O Evangelho do 2.º domingo coloca-nos diante da cena da Transfiguração de Jesus, onde se nos oferece o protótipo do nosso destino pascal de transformação e de vida. Perspetiva-se aqui o Batismo, como sacramento da fé e da filiação divina. A simbologia das vestes brancas, lida em perspetiva batismal, recorda-nos que, pelo Batismo, somos revestidos de Cristo (Gl 3,27). Desde o início da Quaresma, somos desafiados, não tanto a rasgar as nossas vestes (Jl 2,13), mas os corações. De facto, acontece, muitas vezes, que apenas mudamos de vestes, mudamos a roupagem exterior, mas continuamos a ser e a viver como dantes (cf. Papa Francisco, Discurso à Cúria Romana, 21.12.2019).
A Palavra-chave: Revestir.
Colocar ao pé da videira: veste batismal.
Sugestões batismais: O Evangelho da Transfiguração, ao revelar-nos Jesus, revestido de vestes brancas, cheio de luz, oferece-nos a possibilidade de recordar e reviver o rito batismal da imposição da veste branca. Para os já batizados, e para os que hão de sê-lo, este é o domingo, para saborearmos a beleza e a dignidade de filhos de Deus! Peçamos ao Senhor que nos lave do pecado e nos deixe revestir com a veste branca do nosso Batismo! Poderia ser sugerido, sobretudo às crianças, que ainda tiverem a sua veste branca, que a tragam para a celebração. O ato penitencial deste domingo pode fazer eco deste símbolo da dignidade cristã, desafiando a purificar a mente, o coração e a vida, para a “manter imaculada até à vida eterna”.
Sugestões práticas: Nesta 2.ª semana da Quaresma, saibamos oferecer companhia a Deus, na oração prolongada, e companhia aos outros, numa visita mais demorada. A cena da “tenda” onde se dá a transfiguração pode fazer-nos ir ao encontro dos sem-abrigo ou das pessoas que vivem sós. Poderá sugerir-se ainda a partilha de roupa em bom estado, a partilhar com os mais pobres ou para reciclar, sendo o retorno aplicado aos mais pobres. Esta partilha tem lugar no rito da apresentação dos dons (ofertório).
"A reclusão é uma “via crucis”, via de cruz. Pode conduzir ao desespero, ou pode, na fé, abrir ao horizonte da Páscoa.
As breves reflexões que acompanham esta via-sacra foram amadurecidas em grupos de meditação do Evangelho, compostos por pessoas detidas na prisão de Bolonha, para partilhar a Palavra, as alegrias e as dores, as angústias e as esperanças, avançando juntos pela estrada da liberdade.
As referências diretas à condição de reclusão, em algumas passagens, são inevitáveis porquanto teria sido insípido propor reflexões desligadas da condição de vida pessoal.
São catorze estações percorridas por Jesus inocente. Nenhum de nós pode dizer o mesmo. Ele percorre-as não como um herói que nos humilha na nossa culpa, mas como irmão que toma sobre si o nosso jugo de cruz, para que não sucumbamos.
Pode, porventura, uma mulher abandonar o fruto das suas entranhas? Pode uma mãe deixar que o seu filho percorra caminhos de cruz sozinho? Penou uma vida para que esses caminhos lhe fossem poupados. Ensinou-lhe os trilhos da justiça e os caminhos da salvação. Mas mesmo quando descobre que não o salvou das vias dolorosas, ela está lá para lhe dar novamente a vida, para lhe dar uma vida nova.
Ser-se arrancado da própria mãe é ainda pouco comparado à dor da mãe que se vê arrancar o filho. Sabemo-lo bem, e com dor, nós que, por nossas culpas, vivemos longe da nossa família, e deixámos filhos distantes do pai e da mãe. Sabemos bem, e com esperança, que a dedicação e o amor de uma mãe não se esgota diante de qualquer provação ou dor originada por um filho. Quando a dor é de uma mãe, é sempre dor de um parto, que gera vida.
Num diálogo imaginário, assim Jesus se dirige a Maria:
«Nos teus olhos, mãe queridíssima, leio todo o desespero que vives neste momento pela condenação e sacrifício ao qual fui entregue.
Educaste-me com amor, e agora os teus olhos estão impregnados de tristeza pelo destino que me espera. A tua dor é fecunda, e abre as portas da vida a quem, pelas estradas da vida, se perdeu e me procura»,
Senhor, Filho do Pai, não permitas que ninguém seja perdido dos irmãos que foram confiados.
Cristo, nascido da Virgem Maria, a nossa vida de filhos seja honra para os nossos pais e as nossas mães.
Senhor, Filho de Deus e Filho do Homem, dá-nos a fé para renascer para a vida de filhos.
19 h às 20 h – EUCARISTIA. Orienta o canto: Grupo Coral Cantate Domino.
20 h às 21 h – Irmandade do Santíssimo e suas famílias – Filipe Pina.
21 h às 22 h – Crismandos e suas famílias – Pedro Resende, vocalista e músico.
22 h às 23 h – Pastoral Familiar da paróquia (casais de Nossa Senhora, Santa Maria e Cursilhistas) e suas famílias – Claudine Pinheiro.
23 h às 24 h – Ministros Extraordinários da Comunhão, Comissão Fabriqueira e suas famílias – Grupo de jovens Contracorrente de S. Martinho de Anta.
00 h às 01 h – Comunidade Paroquial de Cucujães, Ana Cristina de Santiago de Riba-Ul.
01 h às 02 h – J.U.A.C. e suas famílias – J.U.A.C.
02 h às 03 h – GAUDETE e suas famílias – Gaudete
03 h às 04 h – J.M.V. e suas famílias – J.M.V.
04 h às 05 h – C.N.E. e suas famílias – Paula C.N.E.
05 h às 06 h – Convívios Fraternos e suas famílias – Abílio Bastos e Mariana
06 h às 07 h – Oficinas de Oração e Vida e suas famílias – Sandra Pereira
07 h às 08 h – Apostolado da Oração – Maria do Carmo.
08 h às 09 h – Irmandade de Nª Sª do Rosário e suas famílias – Freitas
09 h às 10 h – Equipas Litúrgicas dos Centros (Acólitos, Leitores, Comissões de Culto, Sacristães e Zeladoras) – P. Francisco Costa, Missionário Dehoniano de Fânzeres
10 h às 11 h – 5º e 6º anos da Catequese, catequistas e suas famílias – Marlon Rocha, representante da Região Sul do Secretariado Diocesano da Juventude do Porto.
11 h às 12 h – Irmãs de S. Vicente de Paulo, conferências Vicentinas e suas famílias – Irmã Berta e Salvador
12 h às 13 h – Missionários, Leigos Boa Nova, Auxiliares das Missões, Lar Santa
Teresinha e suas famílias – Missionários da Boa Nova.
13 h às 14 h – Catequese Familiar do 1º, 2º e 3º anos, catequistas e suas famílias –
Alexandra e Pedro.
14 h às 15 h – 3º e 4º anos da catequese, catequistas e suas famílias – Adília Maia,
catequista de Oliveira de Azeméis.
15 h às 16 h – Comunidade Paroquial de Cucujães, Cecília Santos de S. Vicente Pereira.
16 h às 17 h –Todos os grupos da caminhada SAY YES (é preciso que cada adolescente traga uma caneta), suas famílias e animadores, Dra. Isabel do Secretariado da Catequese da Diocese do Porto.
17 h às 18h – Secretariado da Juventude de Cucujães, duas famílias e animadores – Hugo.
18 h às 19 h – MISSA JOVEM. Orienta o canto: Coro Infanto-Juvenil de Nossa Senhora
O Evangelho do 1.º domingo oferece-nos a cena das Tentações de Jesus e a Sua vitória contra o mal. É possível vencer o pecado. É contínua, para todos nós, a necessidade de renúncia ao pecado e aos falsos deuses. Impõe-se-nos uma decisão ou opção por Cristo. Apresenta-se aqui a imagem do batizado como alguém que está sempre sujeito às provações e tentações. Mas, unido a Cristo, como os ramos na videira, o cristão sairá vencedor.
Palavra-chave: Renunciar.
Colocar um dos destes elementos ao pé da videira: cinzas | terra | areia | caixa (de esmolas) para a renúncia quaresmal.
Sugestões batismais: Tem lugar, para os catecúmenos, o Rito da eleição e inscrição do nome. O Evangelho sugere-nos a valorização da “renúncia”, em perspetiva batismal. Para os batizados, importa “atualizar”, em linguagem nova, as fórmulas da renúncia ao homem velho. Esta semana recordamos isto: vivo o meu Batismo nas escolhas concretas da minha vida. Cada vez que renuncio a uma vida pagã e realizo uma opção, segundo Jesus Cristo, quer nas grandes escolhas da vida, quer nas pequenas decisões do dia a dia, faço-o na força ativa do meu Batismo.
Façamos dos exercícios quaresmais uma espécie de operação radical de poda (d)e limpeza, de despoluição interior, de modo a reviver a frescura da água, a recobrar a transparência da luz, a provocar a regeneração da nossa vida e graça batismais. As sugestões práticas de cada semana ajudam-nos a reciclar» as propostas tradicionais da Igreja para este tempo (Oração, jejum, esmola) tendo em conta a realidade social e cultural dos nossos dias, mas sem esvaziar o sentido da penitência.
MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A QUARESMA DE 2020
«Em nome de Cristo, suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus» (2 Cor 5, 20)
Queridos irmãos e irmãs!
O Senhor concede-nos, também neste ano, um tempo propício para nos prepararmos para celebrar, de coração renovado, o grande Mistério da morte e ressurreição de Jesus, perne da vida cristã pessoal e comunitária. Com a mente e o coração, devemos voltar continuamente a este Mistério. Com efeito, o mesmo não cessa de crescer em nós na medida em que nos deixarmos envolver pelo seu dinamismo espiritual e aderirmos a ele com uma resposta livre e generosa.
1. O Mistério pascal, fundamento da conversão
A alegria do cristão brota da escuta e receção da Boa Nova da morte e ressurreição de Jesus: o kerygma. Este compendia o Mistério dum amor «tão real, tão verdadeiro, tão concreto, que nos proporciona uma relação cheia de diálogo sincero e fecundo» (Francisco, Exort. ap. Christus vivit, 117). Quem crê neste anúncio rejeita a mentira de que a nossa vida teria origem em nós mesmos, quando na realidade nasce do amor de Deus Pai, da sua vontade de dar vida em abundância (cf. Jo 10, 10). Se, pelo contrário, se presta ouvidos à voz persuasora do «pai da mentira» (Jo 8, 44), corre-se o risco de precipitar no abismo do absurdo, experimentando o inferno já aqui na terra, como infelizmente dão testemunho muitos acontecimentos dramáticos da experiência humana pessoal e coletiva.
Por isso, nesta Quaresma de 2020, quero estender a todos os cristãos o mesmo que escrevi aos jovens na Exortação apostólica Christus vivit: «Fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo. E quando te aproximares para confessar os teus pecados, crê firmemente na sua misericórdia que te liberta de toda a culpa. Contempla o seu sangue derramado pelo grande amor que te tem e deixa-te purificar por ele. Assim, poderás renascer sempre de novo» (n. 123). A Páscoa de Jesus não é um acontecimento do passado: pela força do Espírito Santo é sempre atual e permite-nos contemplar e tocar com fé a carne de Cristo em tantas passoas que sofrem.
2. Urgência da conversão
É salutar uma contemplação mais profunda do Mistério pascal, em virtude do qual nos foi concedida a misericórdia de Deus. Com efeito, a experiência da misericórdia só é possível «face a face» com o Senhor crucificado e ressuscitado, «que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim» (Gl 2, 20). Um diálogo coração a coração, de amigo a amigo. Por isso mesmo, é tão importante a oração no tempo quaresmal. Antes de ser um dever, esta expressa a necessidade de corresponder ao amor de Deus, que sempre nos precede e sustenta. De facto, o cristão reza ciente da sua indignidade de ser amado. A oração poderá assumir formas diferentes, mas o que conta verdadeiramente aos olhos de Deus é que ela escave dentro de nós, chegando a romper a dureza do nosso coração, para o converter cada vez mais a Ele e à sua vontade.