sábado, 7 de março de 2020

Revestir - 2ª Semana da Quaresma

2.ª SEMANA DA QUARESMA: REVESTIR

O Evangelho do 2.º domingo coloca-nos diante da cena da Transfiguração de Jesus, onde se nos oferece o protótipo do nosso destino pascal de transformação e de vida. Perspetiva-se aqui o Batismo, como sacramento da fé e da filiação divina. A simbologia das vestes brancas, lida em perspetiva batismal, recorda-nos que, pelo Batismo, somos revestidos de Cristo (Gl 3,27). Desde o início da Quaresma, somos desafiados, não tanto a rasgar as nossas vestes (Jl 2,13), mas os corações. De facto, acontece, muitas vezes, que apenas mudamos de vestes, mudamos a roupagem exterior, mas continuamos a ser e a viver como dantes (cf. Papa Francisco, Discurso à Cúria Romana, 21.12.2019).

 A Palavra-chave: Revestir.

 Colocar ao pé da videira: veste batismal.

 Sugestões batismais: O Evangelho da Transfiguração, ao revelar-nos Jesus, revestido de vestes brancas, cheio de luz, oferece-nos a possibilidade de recordar e reviver o rito batismal da imposição da veste branca. Para os já batizados, e para os que hão de sê-lo, este é o domingo, para saborearmos a beleza e a dignidade de filhos de Deus! Peçamos ao Senhor que nos lave do pecado e nos deixe revestir com a veste branca do nosso Batismo! Poderia ser sugerido, sobretudo às crianças, que ainda tiverem a sua veste branca, que a tragam para a celebração. O ato penitencial deste domingo pode fazer eco deste símbolo da dignidade cristã, desafiando a purificar a mente, o coração e a vida, para a “manter imaculada até à vida eterna”.

 Sugestões práticas: Nesta 2.ª semana da Quaresma, saibamos oferecer companhia a Deus, na oração prolongada, e companhia aos outros, numa visita mais demorada. A cena da “tenda” onde se dá a transfiguração pode fazer-nos ir ao encontro dos sem-abrigo ou das pessoas que vivem sós. Poderá sugerir-se ainda a partilha de roupa em bom estado, a partilhar com os mais pobres ou para reciclar, sendo o retorno aplicado aos mais pobres. Esta partilha tem lugar no rito da apresentação dos dons (ofertório).

Sem comentários: