clica aqui acesso ao documento |
"A inédita impossibilidade de celebrar em assembleia a Eucaristia – fonte e cume da vida cristã (cf. SC 10)
–, não coincide contudo com a impossibilidade de entrar em comunhão com o Senhor e o seu mistério de salvação. Efetivamente, Ele prepara para o seu povo a mesa do Pão da Vida mas também a da Palavra, porque Cristo «está presente na sua palavra, sendo Ele que fala quando na Igreja se lê a sagrada Escritura» (SC 7).
Além disso, Ele, assumindo a natureza humana, uniu a si toda a humanidade e a associou a si ao elevar ao Pai aquele hino de louvor perene cantado nas moradas celestiais.
Para favorecer a escuta orante da Palavra de Deus, conduzidos pela mão da liturgia da Igreja e pelo caminho do Ano litúrgico, é oferecido este subsídio, que de semana em semana será enriquecido com textos e reflexões.
Para cada domingo propor-se-á uma ficha para a oração e a reflexão pessoal ou familiar em sintonia com a liturgia do dia. Serão também oferecidos outros textos para a oração".
clica na imagem acesso o documento |
"A situação difícil que estamos a viver não nos permite participar na celebração eucarística do quarto Domingo da Quaresma.
Sugerimos, por isso, um esquema para um momento de celebração a realizar em família, em comunhão com toda a Igreja.
Convém escolher na casa um espaço adequado para celebrar e rezar juntos com dignidade e recolhimento.
Onde for possível, prepare-se
um pequeno «recanto da oração» (cf. Catecismo da Igreja Católica, 2691) ou, pelo menos, um canto da casa onde se coloca a Bíblia aberta, a imagem do crucifixo, um ícone/imagem da Virgem Maria, uma vela para acender no momento oportuno.
Neste quarto Domingo da Quaresma “Laetare” (“Alegra-te”), se se considerar oportuno, pode pôr-se ao lado da Bíblia ou do círio alguma flor.
Cada família poderá adaptar o esquema conforme as necessidades."
clica e tens acesso ao documento |
Sem comentários:
Enviar um comentário