quarta-feira, 17 de abril de 2019

Semana Santa 2019 na Paroquia de Cucujães

«O sagrado Tríduo da Paixão e Ressurreição do Senhor é o ponto culminante de todo ano litúrgico, porque a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus foi realizada por Cristo especialmente no seu Mistério Pascal […]. A proeminência que na semana tem o domingo tem-na, no ano litúrgico, a solenidade da Páscoa » (NG 18; EDREL 648-651). (...)
(Secretariado N Liturgia)

Programa desta Semana Santa 2019  (Folha Paroquial)

Dia 17 (quarta-feira): Encontro de oração e de leitura da vida de S. Pedro Claver, que se fez escravo para salvar os escravos. Em todas as Capelas e na Igreja, às 21.00 horas.

Dia 18 (quinta-feira Santa): Às 10.00 horas: Missa Crismal na Sé do Porto.

Às 21.00 horas, na Igreja Paroquial, celebração da CEIA DO SENHOR, com o rito do LAVA-PÉS, Procissão Eucarística, na Igreja e Adoração até às 23.15 horas. Presença especial dos grupos de jovens organizados, a saber Gaudete, JUAC, JMV, Acólitos e CNE. Anima o canto o grupo Gaudete e também das crianças da Catequese.

Dia 19 (sexta-feira Santa): Feriado Nacional. Dia de jejum e abstinência. Às 9.00 horas, na Igreja: Laudes cantadas.

Às 15.00 horas, na Igreja: Paixão do Senhor: Leituras, Leitura da Paixão, Homilia, Oração Universal, Procissão de Cristo Crucificado. Adoração à Cruz (em fila de um), Comunhão e Bênção final.

É feriado. Não há desculpa para faltar a esta celebração da Paixão Morte do Senhor: crianças e pais. Mesmo as crianças mais pequenas podem e devem vir beijar a Cruz de Jesus.
Anima o canto o grupo COR JESU/PEQUENOS CANTORES.

Às 21.00 horas: Procissão do Enterro do Senhor, até ao Largo do Cruzeiro. Anima o canto o Grupo Coral Rainha da Paz.

Dia 20 (sábado Santo): Às 9.00 horas: Laudes cantadas na Igreja – Confissões.

Às 21.30 horas: Solene Vigília Pascal: Bênção do Lume Novo. Canto do Precónio. História da Salvação em Leituras. Canto do Glória. Canto do Aleluia. Ladainha de todos os Santos. Bênção da Água Batismal. Profissão de Fé/Festa da Luz Aspersão. Procissão até ao Batistério. Ofertório. Eucaristia (tragam as velas para a renovação das promessas batismais). Vigília Pascal é a Festa da Luz a grande celebração dos Cristãos. Anima o canto o Grupo Coral Litúrgico de S. Martinho de Cucujães.

Dia 21 (Páscoa do Senhor): Eucaristias nas Capela e na Igreja, às 8.00 horas. Saída do Compasso/Visita Pascal, às 9.30 horas Bênção das casas novas (ou por benzer) pelo Pároco.

Às 18.30 horas: Eucaristia Paroquial da Páscoa com a presença das 23 equipas da Visita Pascal. Anima o canto o Grupo Coral Litúrgico de S. Martinho de Cucujães.
Santa Páscoa para todos

Sem comentários: