quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Mensagem do Padre Artur -Catequese 2020 - Conclusão

CATEQUESE PAROQUIAL 2020 (Conclusão)

CAROS PAIS, CATEQUISTAS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Cumprimentos amigos para todos.

Este ano de 2020 foi um ano atribulado, mas não derrotado. Vamos, pois, RECOMEÇAR, com novo entusiasmo e fé mais esclarecida este ano 2020 ,que ficou a meio.

Como sabem, a PRIMEIRA COMINHÃO (3º ano) e a PROFISSÃO DE Fé (6ºa no) realizar-se no dia 25 de outubro no Pavilhão do Clube Desportivo de Cucujães. 

A Primeira Comunhão às 10.00 h ( entrada às 9.30 horas) e a Profissão de Fé, às 15.00 horas (entrada às 14.30 horas).

Seguindo as indicações do Senhor Bispo do Porto, nenhuma criança é obrigada a fazer nessa data essas celebrações para transitar de ano.

Por isso, quem desejar fazer a Primeira Comunhão e a Primeira Confissão e também a Profissão de Fé DEVEM INSCREVER-SE junto do seu catequista, que os vai contactar (aos pais) para o efeito.

Esta INSCRIÇÃO DEVERÁ SER FEITA entre os dias 1 a 15  de setembro, bastando dar o nome do seu filho ou filha.

CATEQUESE PARA TODOS

Na semana de 16 a 20 de Setembro todas as Crianças da Catequese: 1º, 2º, 3º, 4ª 5º 6º e Adolescentes da Caminhada SAY YES recomeçam a catequese com os seus catequistas e nos lugares e horários que tinham. CATEQUESE PRESENCIAL COMO NA ESCOLA; dentro das regras da Direção Geral de Saúde. Tudo continua , pois, como antes e sem transição de ano até 15 de Novembro, Festa do Nosso Padroeiro S. Martinho. Este período de dois meses servirá para, pouco a pouco ,se irem ajuntando e completando os grupos que ficaram dispersos e também para ajudar a transmitir o essencial dos conteúdos que não  foram dados.

A partir de 15 de Novembro até 15 de Dezembro será o período das celebrações de TRANSIÇÃO DE ANO para todos os que desejam ser fiéis ao seu Batismo e não desistir da caminhada catequética.

O Início da Catequese em a partir de 15 de Setembro IMPLICA PARA TODOS a PRESENÇA na EUCARISTIA DOMINICAL em cada Centro e , na Igreja, distribuídos pelas Missas das 18 h aos Sábados, e 8.00/ 10.00/ 12.00 aos domingos.

Não haverá controle. Haverá APENAS A CONSCIÊNCIA DOS PAIS, que terão de ser e CADA VEZ MAIS os PRINCIPAIS EVANGEIZADORES DOS SEUS FILHOS .

Como sabem, as famílias que coabitam pode ficar todas juntas no banco.

·      Para as Celebrações da Primeira Comunhão e da Profissão de Fé vão ser  precisas várias pessoas para a LOGÍSTICA DO PAVILÃO.

·      Para isso, pede-se que cada Centro da Catequese escolha dois -2- pais-(homens)  para essa Equipa ,coordenada pelo Pedro Neves que já se disponibilizou para essa missão. Portanto: 8 homens  para o 3º ano (Celebração da Primeira Comunhão) e outros 8 para a Celebração da Profissão de Fé (mas trabalharão juntos).

AS CRIANÇAS QUE PERFAZEM 6 ANOS ATÉ 31 DE DEZEMBRO

Para estas Crianças, as Inscrições na Catequese principiarão em 1 de Outubro e terminam e 31 desse Mês. Em Novembro haverá alguns encontros de Pais para esclarecimentos. Em Dezembro haverá um Encontro das Crianças e seus Pais no Salão de Nossa Senhora da Conceição em Faria de Cima, ainda em dia a marcar, para a apresentação dos  Animadores e a entrega dos Catecismos e Guias.

A Catequese principiará em janeiro 2021,

·      Outros pormenores e indicações serão transmitidas aos Pais após a Reunião que o Secretariado da Paroquial da Catequese irá ter no dia 3 de Setembro às 21.00 horas no Seminário.

Com muita amizade e unidos em Cristo

O vosso Pároco

P. Artur de Matos

Aqui documento original

Sem comentários: